imagemcompilada2_4703403015b2a3edfc1d0d.jpg

Região Sul da Ordem dos Engenheiros

Serviços de Formação, Comunicação e Cultura

E-mail: atividades@sul.oep.pt
No próximo dia 10 de julho, os Conselhos Regionais de Colégios de Engenharia Mecânica das Regiões Sul e Centro da Ordem dos Engenheiros promovem uma visita técnica às instalações de armazenagem de gás natural no Carriço.

A atividade de armazenamento subterrâneo compreende a receção, compressão, armazenamento, despressurização e secagem do gás natural para posterior entrega à rede de transporte.

O armazenamento subterrâneo é feito em seis cavidades de armazenamento de gás natural, em formações salinas naturais a grande profundidade, interligadas com uma estação de gás que permite gerir as quantidades armazenadas através da injeção com recurso a compressores de gás natural ou da extração com sistemas de desidratação do gás natural, para posterior injeção na rede de transporte.

O volume total de armazenamento das cavernas é de 535MNm3, sendo a capacidade de 335MNm3. No que respeita às capacidades técnicas da estação de gás, estas são de 2MNm3 por dia na injeção e de cerca de 7MNm3/h na extração.

O projeto teve o seu início em 1999 e o complexo foi inaugurado em 2006 com a entrada em funcionamento das duas primeiras cavidades. A característica da formação geológica do Carriço permite a construção de futuras cavernas e o aumento de capacidade de armazenagem.

Inscrições através do Balcão Único / SIGOE

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Ao inscrever-se neste evento está a autorizar a captação, tratamento e divulgação da imagem própria durante o mesmo, exclusivamente através dos canais de comunicação institucional da Ordem dos Engenheiros, nos termos definidos na Política de Privacidade desta Associação Profissional.