novo_campus_nova_sbe_213123126159dca40f4fa68.jpg

Gabinete de Assuntos Profissionais
Tel.: 213 132 662|3|4
E-mail: gap@oep.pt
A Especialização em Direção e Gestão da Construção em conjunto com o Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia Civil da Ordem dos Engenheiros promoverá, no próximo dia 26 de outubro de 2017, pelas 10 horas, uma visita técnica à construção do Campus da Nova SBE em Carcavelos, cujo dono de obra é a Fundação Alfredo de Sousa, a qual tornou possível este projeto há muito desejado pelos responsáveis da Universidade Nova.

O Campus é composto por vários edifícios e elementos circundantes, num total de cerca de 90.000 m2 de área de construção, com um piso enterrado para estacionamento, adaptado à topografia do terreno existente para a sua implantação.

O Campus é aberto ao acesso pedonal a partir do exterior, não sendo permitida a circulação automóvel à superfície.

Dos vários ambientes e espaços criados destacam-se a zona da entrada/claustro, a galeria central e foodcourt, a biblioteca, o ginásio, a cafetaria e restaurante, quatro grandes espaços letivos e de estudo, sendo um deles de funcionamento contínuo e permanente, o grande auditório, a residência de estudantes, a praça sul, as áreas exteriores e uma passagem inferior para articulação direta entre o Campus e a praia de Carcavelos.

O volume central é formado por uma estrutura metálica, revestida por paredes de vidro agrafado suspenso, estruturado por bielas, rotulas e tirantes em aço inox, e os restantes, incluindo a cave de estacionamento, são edificados com recurso a estruturas de betão armado.

A dimensão e o reduzido prazo para a sua realização tornam esta obra um enorme desafio para os seus intervenientes, nomeadamente no que se refere à capacidade de organização, de planear e gerir os vários recursos disponíveis.