c98507ba3ff229c1d3787116fe6fcab1.jpg
geoterm_78764816965d4b69795cef.jpg

Webinar: “A Aplicação de Sistemas Geotérmicos em Contexto Urbano”

21 de março de 2024

Ordem dos Engenheiros - Região Centro
Rua Antero de Quental, n.º 107
3000-032 Coimbra
Tel.: (+351) 239 855 190
correio@centro.oep.pt
Uma das fontes mais estáveis e inesgotáveis de energia renovável mais próxima dos edifícios é o solo, cuja temperatura a uma pequena profundidade já não depende dos agentes atmosféricos, permanecendo estável perto dos 18 graus celsius.
É assim um excelente meio de permuta de energia para a climatização de edifícios, através da utilização de simples tubagem de água colocada em elementos estruturais enterrados ou em furos, bomba de calor geotérmica e transferência dessa energia através de convecção ou radiação por equipamentos correntes ou por condução com sistemas de estruturas termoativadas.
A eficiência na poupança de energia elétrica e de emissões de dióxido de carbono, o aumento da qualidade do ar interior e do conforto humano e a execução simples, barata e a sua utilização ainda disponível sem intermediários ou empresas gestoras e sem taxas ou impostos, revela a sua potencialidade para o aumento da sustentabilidade energética, só faltando a sua melhor divulgação e interesse nacional para o aumento da sua utilização, que é mínimo quando comparado por exemplo com os outros países mediterrânicos..

O Colégio de Engenharia Civil da Região Centro irá realizar no dia 21 de março um webinar sobre a aplicação de sistemas geotérmicos em contexto urbano, que contará com o seguinte programa e oradores:
  1. Geotermia superficial na climatização de edifícios
    Marques Lapa (Univ. Aveiro)

2. Caraterização térmica de edifícios: relação entre sistemas geotérmicos e dimensionamento passivo
    António Figueiredo (Univ. Aveiro)

3. Instalações técnicas e casos práticos
    Paulo Santos (Chama Energia)

4. Levantamento do potencial geotérmico em Lisboa
    Cláudia Pinto (Câmara Lisboa)

5. Estudos de investigação em sistemas geotérmicos superficiais
    Ana Vieira (LNEC)
 Modo de realização: Online, plataforma Zoom
(aos inscritos será enviado o link de participação)

Data / Hora: 21 de março / 15h00 - 18h00

Inscrições: Já disponíveis, através do SiGOE.