imagem_hidrogena_portal_988811789607edbdfe582f.jpg

Ordem dos Engenheiros - Região Sul
Área de Formação e Comunicação

Tel.: 213 132 666
O Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia Geológica e de Minas promove, no próximo dia 6 de maio, pelas 18h00, via plataforma ZOOM, um Webinar subordinado ao tema "HIDROGENOMA – o despertar do conhecimento das águas minerais naturais”.

No âmbito dos recursos geológicos nacionais, os depósitos minerais (minas) e as massas minerais (pedreiras) são temas que frequentemente estão na ordem do dia, enquanto que os recursos hidrogeológicos (águas minerais naturais, águas minero-industriais e águas de nascente) e os recursos geotérmicos, geralmente não são identificados como recursos geológicos, julgando o público em geral pertencerem ao domínio hídrico.

Este Webinar tem como principal objetivo clarificar o assunto, ao caracterizar este tipo de recursos, mostrar a sua importância e impacto económico e a forma como é gerido e valorizado pelo organismo que os tutela.

As águas minerais naturais e as águas de nascente engarrafadas são um bem de consumo essencial nas sociedades atuais, com destaque para as águas minerais naturais, que ocupam um lugar de primazia na economia regional e nacional, estando associadas não só ao Engarrafamento como também ao Termalismo, setores com um papel preponderante no desenvolvimento de regiões do interior do país.  A metodologia de controlo analítico destas águas é fundamental para a sua melhor gestão e valorização, questão igualmente abordada neste tema.

O tema será apresentado pela Dr.ª Carla Lourenço, que desenvolve a sua atividade profissional como Diretora de Serviços de Recursos Hidrogeológicos e Geotérmicos da Direção-Geral de Energia e Geologia que, pela sua vasta experiência nesta área, nos traz a sua visão numa abordagem simplificada.

Inscrições gratuitas, mas obrigatórias.

Inscreva-se através do Balcão Único / SIGOE

Data limite de inscrição: 5 de maio

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________Ao Ao inscrever-se neste evento está a autorizar a captação, tratamento e divulgação da imagem própria durante o mesmo, exclusivamente através dos canais de comunicação institucional da Ordem dos Engenheiros, nos termos definidos na Política de Privacidade desta Associação Profissional.