Tarde de Engenharia: Redes de Comunicação Industrial

17 de Maio de 2022 | Geral

A Região da Madeira da Ordem dos Engenheiros, através do Colégio Regional de Engenharia Eletrotécnica, realizou, no âmbito do seu Plano de Atividades, uma Tarde de Engenharia subordinada ao tema Redes de Comunicação Industrial.
A iniciativa decorreu no dia 12 de maio no auditório da sede regional e contou com a presença de 36 participantes.

As redes de comunicação permitem uma comunicação rápida entre equipamentos e a sua importância é transversal em quase todos os ramos de atividade da eletrotecnia.
Apesar da sua importância, é um tema geralmente menos conhecido e não compreendido com o detalhe técnico recomendado.  Foram abordados os seguintes pontos:
Redes de campo (Fieldbus);
Redes IEC;
Redes locais de comunicação sem fios;
Redes IoT com segurança TLS para Cloud Computing;
Redes locais TSN e redes privativas 5G.
Foi uma Tarde de Engenharia muito participada, com a presença maioritária de colegas eletrotécnicos, mas também de outras especialidades.
Participaram também na iniciativa, membros estudantes e estagiários, o que o Colégio regista e valoriza pois são um sinal claro do dinamismo e proatividade da Região Madeira da Ordem dos Engenheiros.