1.as Jornadas da MOBILIDADE ELÉCTRICA

24 de Outubro de 2011 | Geral

Centro Cultural Vila Flor - Guimarães
27 de Outubro de 2011

O mundo está perante novos paradigmas de mobilidade, em que uma das vertentes parece vir a assentar em veículos eléctricos. Porém, antes destes veículos serem a maioria nas nossas estradas, muitas dificuldades terão de ser superadas. Autonomia, custo, segurança e carregamento (incluindo a resposta da rede) são alguns pontos que terão de ser optimizados e resolvidos antes de tal acontecer.

Mas há já mercado para este tipo de mobilidade, pois estes veículos são isentos de poluição local, são extremamente silenciosos (por vezes, demais) e agradáveis de conduzir, sendo ideais (ou mesmo obrigatórios) para centros de cidades ou outros locais onde a minimização da poluição (atmosférica e de som) é crucial. São também muito baratos de operar, embora o elevado custo inicial possa ser penalizante para a sua utilização. Este poderá ser um ponto onde novas soluções de compra, aluguer, ou inovadores processos de utilização (p.ex. car-sharing) terão de ser introduzidos e avaliados.

É nesta conjuntura que a Ordem dos Engenheiros decidiu iniciar um ciclo de Jornadas ligadas à mobilidade eléctrica, neste caso relativa aos veículos rodoviários. Estamos a presenciar o início de uma excitante nova era, com o aparecimento dos primeiros carros eléctricos realmente funcionais e da primeira rede de carregamento nacional. As jornadas de mobilidade eléctrica vão tentar responder a várias questões relativas a estas novas tecnologias e vai-lhe dar a oportunidade de experimentar um veículo eléctrico.

A localização deste evento na cidade de Guimarães não foi por acaso. Guimarães é uma das cidades pioneiras do MOBI-e, a sua Câmara Municipal aposta e apoia este tipo de mobilidade, possuindo viaturas eléctricas na sua frota. O seu centro histórico está a ser progressivamente "limpo" de veículos poluentes, antecedendo o grande evento da "Capital Europeia da Cultura", além de um dos maiores projectos nacionais de desenvolvimento de veículos eléctricos (do programa MIT-Portugal) estar centralizado na Universidade do Minho, em Guimarães.

Programa Geral

09h00 - 1 Jornadas da Mobilidade Eléctrica
13h00 - Almoço no Centro Cultural Vila Flor
Pequeno auditório do Centro Cultural Vila Flor

15h00 - Mostra de Viaturas Eléctricas e Sessão de Encerramento
Parque da Cidade de Guimarães

Programa completo

No caso de estar interessado em assistir, solicitamos que nos informem mediante o preenchimento do seguinte formulário.

Mais informações:
Ordem dos Engenheiros Região Norte