10.º Encontro das Associações Profissionais de Engenheiros Civis dos Países de Língua Oficial Portuguesa e Castelhana

Cidades Sustentáveis, responsabilidade social e mobilidade profissional marcam Encontro

15 de Março de 2019 | Geral, Engenharia Civil

"Quando olhamos para o mundo, vemos que está tudo para fazer. A profissão da engenharia civil é fundamental para os próximos anos", declarou o Bastonário dos engenheiros portugueses e Presidente do Conselho das Associações Profissionais de Engenharia Civil dos Países de Língua Portuguesa e Castelhana, reunido no Rio de Janeiro desde o dia 13.

Ainda durante as atividades do 10.º Encontro destas Associações, Carlos Mineiro Aires ratificou que o Conselho "nasceu de forma natural ao perceber o que temos em comum. Todos chegamos ao mar pelos nossos países e temos línguas que nos ajudam a compreender uns aos outros. Somos 900 milhões de pessoas. E com isto se criou em boa hora este grupo. Conseguimos avanços que lutamos durante décadas, em relação à mobilidade. Hoje facilmente os profissionais podem estar de um lado e de outro. Temos cerca de 1900 engenheiros inscritos em Portugal e cerca de 150 engenheiros portugueses. Quando se fala de engenharia civil temos pouco interesse dos jovens. Temos que continuar a fazer esse trabalho, inclusive em outros países, que possuem grande desequilíbrio em relação a Portugal. Os engenheiros civis têm um papel importante a desempenhar. Não podemos esquecer que não é facilitando a formação que vamos melhorar. Temos que ser exigentes na formação e na qualificação e nos valores éticos”.