2º Workshop de QGIS

28 de Junho de 2018 | Geral

Através de uma iniciativa conjunta do Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia Geográfica e da Comissão de Coordenação da Especialização em Sistemas de Informação Geográfica decorreu, na sede da Ordem dos Engenheiros, em Lisboa, nos dias 18 e 19 de junho, o 2º Workshop de Quantum GIS (QGIS).

Esta formação surge no seguimento de uma série de atividades que estão a ser preparadas, com especial enfoque na informação geoespacial, tecnologias de informação e suas aplicações práticas. É neste contexto que os participantes tiveram a oportunidade de utilizar as ferramentas disponíveis no software, com o objetivo de abordar a produção e atualização de cartografia de risco a aplicar no processo de revisão ou atualização dos Planos Diretores Municipais.

O workshop permitiu igualmente complementar conhecimentos adquiridos, solidificar os conceitos e as metodologias usadas e promover novas experiências com a utilização do software QGIS. Este processo de aprendizagem transmitiu conhecimentos práticos da utilização do QGIS aplicado a situações reais, no ano em que o Conselho Diretivo Nacional da Ordem dos Engenheiros (OE) decretou 2018 como o 'Ano OE das Alterações Climáticas'.

É de salientar uma especial nota de agradecimento à formadora, professora doutora Cristina Catita, do Departamento de Engenharia Geográfica, Geofísica e Energia da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, pelo seu empenho e dedicação.

Tal como ocorrido na primeira edição, o workshop foi eminentemente prático, com um grande enfoque no saber-fazer.