38º Curso de Formação em Ética e Deontologia Profissional

16 de Dezembro de 2010 |

Orientação básica

A Região Sul da Ordem dos Engenheiros promove Cursos de Formação em Ética e Deontologia Profissional destinados a melhorar a integração dos Membros Estagiários nas exigências da vida profissional.

Desde Janeiro de 2002, inclusive, estes cursos são uma componente obrigatória dos Estágios de admissão à Ordem dos Engenheiros. Portanto, qualquer Membro Estagiário que se tenha inscrito depois de 1 de Janeiro de 2002, só será admitido como Membro Efectivo após a frequência e aproveitamento, em um dos cursos, cuja realização será regular.

Aos Membros Estagiários inscritos antes de 31 de Dezembro de 2001, dada a importância da formação em Ética e Deontologia Profissional no seu futuro desempenho, o Conselho Directivo recomenda fortemente a frequência do Curso- antes da conclusão do estágio, incentivando-os a tirarem dele o melhor proveito.

A frequência dos Cursos de Formação em Ética e Deontologia Profissional está sujeita a inscrição prévia e o número de inscrições em cada curso é limitado. Todas as sessões decorrem na Sede da Ordem dos Engenheiros, Av. António Augusto de Aguiar, 3D, Lisboa.

Programa lectivo

Cada curso consta de duas sessões (uma teórica e outra prática), divididas por dois dias (aos sábados para a sessão teórica e sextas e sábados para a sessão prática) e abordam três áreas temáticas:

1. Princípios e valores éticos, especialmente os relacionados com as responsabilidades profissionais dos engenheiros e seu enquadramento ético e deontológico.
  2. Implicações dos princípios e valores nas atitudes e comportameotos dos engenheiros, nomeadamente no que se refere à confiança, denúncia de actos ilegais/ilícitos, etc.
  3. O que é o trabalho do Engenheiro e a sua presença no quotidiano e na defesa da qualidade de vida?

Preço

O preço inclui documentação, almoço no dia da sessão teórica e coffee-break no dia da sessão prática:

Membros Estagiários -40,00 €
Membros Efectivos -110,00 €