ADENE fala sobre consumos intensivos de energia na OERS

19 de Janeiro de 2024 |

O Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia Eletrotécnica promoveu a última Sessão do Ciclo Eficiência Energética "SGCIE - Sistema de Gestão de Consumos Intensivos de Energia", no dia 15 de janeiro.

António Carias de Sousa, Presidente da OERS, abriu a sessão contextualizando os desafios que hoje se colocam à Engenharia, considerando as diretivas internacionais face às alterações climáticas, nomeadamente a dificuldade em gerir as redes de energia, num contexto de subida dos preços no acesso à rede, o que penaliza os consumidores.
Carlos Pelicano, Coordenador do CRC de Engenharia Eletrotécnica, conduziu a sessão tendo destacado o setor da indústria como um dos que regista consumos energéticos mais elevados, cerca de 30% do consumo final do país, e com forte dependência de recursos energéticos não renováveis.
Paulo Calau, Coordenador da área de Indústria - Direção de Indústria e Transição Energética na ADENE, apresentou os resultados de 15 anos de experiência do SGCIE enquanto ferramenta dinamizadora da competitividade das empresas, com destaque para as 1361 instalações registadas no SGCIE, enquadrando aspetos legislativos e de colaboração, nomeadamente com a DGEG.
Após o debate, António Carias de Sousa lançou o desafio á ADENE de permitir a divulgação de documentação relevante emitida pela mesma, por forma a chegar a um maior número de interessados.
O CRC de Engenharia Eletrotécnica agradece a participação de todos e, em jeito de balanço do "Ano OE 2023: Energia e Clima", convida à consulta das Conclusões e Recomendações.

Assista à gravação da sessão.