Apresentação do livro Innovation in TBM Traffic Tunnels

05 de Julho de 2023 | Engenharia Civil

Teve lugar no dia 3 de julho, no Auditório da Região Sul da Ordem dos Engenheiros, a sessão de apresentação pública do livro com o título "Innovation in TBM Traffic Tunnels”, da autoria de Silvino Pompeu Santos, Membro Conselheiro da Ordem dos Engenheiros.

A sessão foi presidida pelo Presidente do Conselho Diretivo da Região Sul, António Carias de Sousa, que abriu a sessão e referiu a importância no acolhimento destas iniciativas, bem como a pertinência na partilha desta obra, lembrando em como os túneis são fundamentais para a vida nas cidades.

Estiveram presentes para a apresentação desta obra, o Autor, Silvino Pompeu Santos, o Presidente da Comissão Portuguesa de Túneis, Raul Pistone e Philippe Van Bogaert, Professor da Universidade de Ghent (Bélgica).

O livro apresenta três conceitos inovadores para a realização de túneis TBM (túneis realizados com tuneladoras), tendo em vista a melhoria da segurança estrutural quando realizados em terreno brando em zona sísmica, bem como a redução dos custos de construção e a melhoria da segurança durante a operação de túneis TBM ferroviários e rodoviários.