"Bastonário dos engenheiros diz que o que se está a fazer é proteger um esquema que garante receitas às universidades"

26 de Setembro de 2018 | Geral

"O ministro é engenheiro, é membro da Ordem e sabe bem do que estamos a falar. E por isso não acredito que não seja possível encontrar uma solução”, afirma Mineiro Aires, para acrescentar que, por agora, o que o Governo está a fazer é proteger "um esquema” que consiste "em pagar 800 euros a instituições do ensino superior para se ficar com o grau de mestre, sem que daí resulte qualquer valor acrescentado ao conhecimento” que os licenciados já tinham. "Isto é um esquema, não é uma solução”, denuncia o bastonário (ver edição de 26.09.2018 do jornal Público).

Manuel Heitor nega que tenha existido uma proposta para equiparar as licenciaturas pré-Bolonha a mestrados, mas ao mesmo tempo afirma que o Governo abandonou esta ideia na sequência dos resultados da consulta pública sobre o novo diploma de graus académicos.

Em declarações à TSF nesta terça-feira, o ministro adiantou que "o que esteve em discussão pública foi uma proposta específica da Ordem dos Engenheiros para a qualificação do mercado de trabalho de licenciados em concursos internacionais, e foi acordado que esse processo seria tratado no quadro de qualificações".

Esta afirmação contraria de novo o que se encontra expresso na nota do MCTES datada de março, onde se afirmava explicitamente o seguinte: "Apesar de ser na área da Engenharia que esta questão [equiparação] se coloca com maior premência, esta disposição é aplicável a todas as áreas de formação."

No mesmo documento especificava-se que "não se trata da atribuição de um grau académico, mas do reconhecimento que os graus obtidos anteriormente à implementação do processo de Bolonha têm a mesma validade que os graus obtidos a posteriori desse processo dado estar em causa o mesmo tempo de formação”.

Ao Público, Manuel Heitor adiantou que irá ter uma reunião na próxima semana com a Ordem dos Engenheiros para voltar a esta questão, frisando que a solução, a existir, passará apenas por uma eventual alteração a este quadro de qualificações e não por uma equiparação de graus.