Bastonário é orador convidado no ciclo de Seminários sobre Engenharia e Políticas Públicas

15 de Maio de 2023 | Geral, Engenharia Civil

A próxima sessão do ciclo de Seminários de Engenharia e Políticas Públicas, dedicado ao tema "Habitação: O contributo imprescindível dos Engenheiros", contará com a participação de Fernando de Almeida Santos, Bastonário da Ordem dos Engenheiros, e decorrerá a 22 de maio, na Sala de Atos da FEUP, no Porto.

A habitação constitui um dos desafios da próxima década, tendo em atenção o custo da habitação, o rendimento das famílias e a ausência de um mercado ativo de arrendamento e de uma promoção imobiliária suficientemente forte. A sociedade portuguesa tem de procurar delinear uma estratégia, a médio prazo, em que o contributo da engenharia é absolutamente essencial, bem com é imprescindível a definição de Políticas Públicas, num quadro de estabilidade. De entre as múltiplas vertentes deste complexo problema duas políticas públicas merecem especial atenção: i) o processo de licenciamento e a necessidade de simplificação, uniformização e celeridade, associados ao necessário rigor, qualidade e responsabilidade dos engenheiros envolvidos e valorização dessa atividade; ii) o impacto dos custos associados às taxas e impostos e a todos os procedimentos condicionadores do processo produtivo que influenciam o preço final da habitação.

Nesta sessão serão abordadas as preocupações do modelo atual e a importância de políticas públicas visando acelerar o processo de licenciamento, bem como a proposta de estratégias inovadores para dar resposta às necessidades de habitação.

Para além de Fernando de Almeida Santos, este seminário terá como orador António Carlos Rodrigues - CEO da CASAIS e será moderado por Vasco Peixoto de Freitas, Professor Catedrático da FEUP

Mais informações aqui