Carlos Mineiro Aires, Bastonário da OE, eleito Presidente do Conselho Consultivo da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior

12 de Maio de 2021 | Geral

Carlos Mineiro Aires, Bastonário da Ordem dos Engenheiros, foi eleito hoje, 12 de maio de 2021, Presidente do Conselho Consultivo da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) para os próximos cinco anos.

O Conselho Consultivo da A3ES é um órgão de aconselhamento em matéria de garantia da qualidade do ensino superior e de apoio às decisões do Conselho de Administração. Compete a este Conselho emitir pareceres sobre o plano anual de atividades e sobre as grandes linhas de atuação e de orientação estratégica da Agência.

Este órgão da Agência integra, na sua composição, não só organizações representativas das instituições académicas e dos estudantes do ensino politécnico e universitário, como associações representativas dos profissionais portugueses, nomeadamente as ordens profissionais e, ainda, os Ministérios da Defesa Nacional e da Administração Interna.

Recorde-se que a A3ES foi criada em 2007, através do Decreto-Lei n.º 369/2007, de 5 de novembro, com o objetivo de dotar o país de uma entidade independente que assegure a qualidade do ensino superior nacional.

Carlos Mineiro Aires
É Engenheiro Civil (IST), Bastonário da Ordem dos Engenheiros, Presidente do CNOP - Conselho Nacional das Ordens Profissionais (2020-2023), Membro do Conselho Económico e Social, Membro do Conselho Económico e Social Europeu (2020-2025), Presidente do World Council of Civil Engineers (2018-2021).
É, ainda, Membro do Conselho Superior de Obras Públicas, Membro do Conselho Nacional da Água, Membro do Conselho de Escola do Instituto Superior Técnico, Membro do Conselho Geral do Instituto Politécnico de Lisboa e Membro do Conselho Estratégico da Proforum.
Durante a sua vida profissional, foi Presidente da Comissão Executiva da Simarsul, Presidente do Instituto da Água, Presidente do Metropolitano de Lisboa, Presidente do Conselho de Administração da Simtejo, Diretor do Gabinete de Saneamento Básico da Costa do Estoril.