Carlos Mineiro Aires é o novo Bastonário da Ordem dos Engenheiros

Resultados das eleições

22 de Abril de 2016 | Geral

Carlos Mineiro Aires foi eleito Bastonário da Ordem dos Engenheiros para o triénio 2016-2019.
Mineiro Aires, candidato pela Lista A, venceu com 71,7 por cento dos votos, já Paulo Bispo Vargas, candidato da Lista B, somou 25,4 por cento dos votos. A tomada de posse oficial será no dia 10 de maio.

A acompanhar o novo Bastonário estão Carlos Loureiro e Fernando de Almeida Santos, na qualidade de vice-presidentes nacionais.

Também nas Regiões a vitória pertenceu à Lista A. A Região Norte da Ordem dos Engenheiros elegeu para presidente Joaquim Poças Martins. No centro do país foi eleito Armando da Silva Afonso, enquanto os engenheiros do Sul votaram em António Laranjo da Silva.
Os presidentes eleitos na Madeira e nos Açores são, respetivamente, Pedro Jardim Fernandes e Paulo Botelho Moniz.

A Assembleia de Representantes é presidida por Fernando Santo, bastonário da Ordem entre 2004 e 2010, e candidato ao cargo pela mesma Lista.

A Ordem dos Engenheiros apurou 6.333 votos, dos quais mais de 90 por cento foram exercidos por votação eletrónica, seguidos dos votos presenciais e só depois da votação por correspondência.

Todos os resultados das eleições da Ordem dos Engenheiros disponíveis no Portal das Eleições.

Carlos Alberto Mineiro Aires
  • Licenciado em Engenharia Civil pelo Instituto Superior Técnico (IST)
  • Membro Sénior da Ordem dos Engenheiros
  • Presidente do Conselho Diretivo da Região Sul, eleito para os mandatos 2010/2013 e 2013/2016 e, por inerência estatutária, membro do Conselho Diretivo Nacional
  • Presidente Eleito do World Council of Civil Engineers (WCCE)
  • Membro do Comité Nacional da FEANI
  • Assessor do Conselho Diretivo da Agência Portuguesa do Ambiente, I.P.
  • Presidente da Comissão Executiva da SIMARSUL, S.A.
  • Presidente do Conselho de Gerência do Metropolitano de Lisboa
  • Presidente da SIMTEJO, S.A.
  • Presidente e Vice-presidente do Instituto da Água (INAG)
  • Presidente da Comissão de Avaliação dos Impactes Ambientais da barragem do Alqueva (CAIA)
  • Presidente da Comissão Nacional Portuguesa das Grandes Barragens (CNPGB)
  • Membro do Comité Consultivo em matéria de "Controlo e redução da poluição causada por derrame no mar de Hidrocarbonetos e outras substâncias perigosas da União Europeia”