Conferência Construção 4.0

28 de Março de 2017 | Engenharia Civil

No passado dia 22 de março decorreu, na Região Sul da Ordem dos Engenheiros, a Conferência "Construção 4.0”, que debateu o desafio da digitalização da Construção e a Engenharia no contexto da Indústria 4.0. Esta conferência teve como referência a 4ª revolução industrial, designada por "Indústria 4.0”. Na indústria da construção, esta revolução é especialmente comprovada pelo avanço da digitalização na construção, que tem como principal protagonista a metodologia Building Information Modelling (BIM). Contudo, muitas outras mudanças consubstanciam esta revolução, como o surgimento e afirmação do Big Data, Internet of Things, realidade virtual e realidade aumentada, impressão 3D, simulação e automação avançada, ou robótica.

A Conferência "Construção 4.0” contou com a participação de diversos oradores nacionais e internacionais, entre os quais se realçam os convidados internacionais Michael Buehler, responsável pelo Departamento das Infraestruturas e Desenvolvimento Urbano do World Economic Forum, e Mark Bew, que entre outras responsabilidades é Chairman do UK BIM Task Group e principal responsável pela digitalização da construção promovida pelo Governo Inglês.

A nível nacional evidenciam-se as intervenções do Eng. Jorge Grade Mendes (Presidente em exercício do Conselho Diretivo da Região Sul da OE), Eng. Carlos Santos Pereira (Coordenador do Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia Civil), Eng. Jorge Marques dos Santos (Presidente do Instituto Português da Qualidade), Prof. António Aguiar Costa (Presidente da CT197-BIM e Professor Auxiliar no IST) e Eng. José Carlos Caldeira (Presidente da Agência Nacional de Inovação), que contribuíram para o aprofundamento da temática da digitalização e desafiaram a discussão em torno da definição de uma estratégia para o futuro da construção. São ainda de referir diversas apresentações em contexto aplicado, que abordaram temas como o BIM, Laser Scanning, Plataformas Eletrónicas, Impressão 3D e Realidade Virtual.

Especial destaque teve a Mesa Redonda promovida no final do dia, que contou com a participação de Ilustres Convidados que ajudaram a pensar o futuro da Construção: Prof. Paulo Ferrão (Presidente da FCT - Fundação para Ciência e Tecnologia), Eng.º José Carlos Caldeira (Presidente da ANI – Agência Nacional de Inovação), Dr. Fernando Silva (Presidente do IMPIC - Instituto dos Mercados Públicos do Imobiliário e da Construção), Arq.º Victor Reis (Presidente do IHRU - Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana),  Eng.º António Laranjo (Presidente da Infraestruturas de Portugal) e Eng.º Jorge Grade Mendes (Presidente em exercício do Conselho Diretivo da Região Sul da OE).  Desta discussão resultou uma consciência alargada dos desafios do futuro da construção e da importância de um plano de digitalização devidamente apoiado em conhecimento, normalização e casos piloto de sucesso.

A conferência foi organizada pelo Colégio de Engenharia Civil da Região Sul da Ordem dos Engenheiros e teve coordenação científica do Prof. António Aguiar Costa, sendo a iniciativa apoiada de forma inequívoca pelo Conselho Diretivo da Região Sul. O evento teve ainda o patrocínio de diversas entidades, o qual desde já agradecemos: Construsoft, Leica, Top Informática e Vortal.

Consulte aqui as apresentações:

Eng. Luís Santos - "Aplicações Laser Scanning"
Eng. Michael Buehler - Shaping  the Future of Construction