Coro da Região Sul da Ordem dos Engenheiros celebra o seu 10º Aniversário

23 de Março de 2018 |

No passado dia 10 de março, o Coro da Região Sul da Ordem dos Engenheiros celebrou o seu 10º aniversário. Para festejar este acontecimento, decorreu um concerto comemorativo no auditório da Sede da Região Sul, ao qual se juntaram o Coro da Região Centro da Ordem dos Engenheiros e o Grupo Coral "Ars Música".

Esta iniciativa contou com a adesão dos membros da Ordem dos Engenheiros que, em família, se juntaram a esta celebração. O Grupo Coral "Ars Música" iniciou o Concerto, seguindo-se o Coro da Região Centro da Ordem dos Engenheiros e o Coro da Região Sul da Ordem dos Engenheiros. O programa finalizou da melhor forma, com uma atuação conjunta. Após o Concerto, assistiu-se a uma troca de brindes, seguindo-se um cocktail de confraternização.

Coro da Região Sul da Ordem dos Engenheiros é um coro misto fundado em Março de 2008 por iniciativa do Conselho Diretivo da Região Sul da Ordem dos Engenheiros.

É um grupo criado para proporcionar aos engenheiros uma  oportunidade de praticar o canto coral, cultivar o gosto musical e desenvolver a sensibilidade artística. É formado essencialmente por Engenheiros, apesar de estar também aberto à participação dos seus familiares e de funcionários da Ordem, contando atualmente com 27 elementos.

Apresentou-se em público pela primeira vez a 8 de novembro de 2009. Desde então, tem atuado regularmente em encontros de coros e eventos em Lisboa, Estoril, Loures, Torres Vedras, Sintra, Tomar, Almada, Setúbal, Évora e Sesimbra, a convite de outros coros e de várias entidades. É dirigido pelo maestro Eng. Carlos Santos Silva.

Coro da Região Centro da Ordem dos Engenheiros é um coro misto que resulta do desejo manifestado por muitos colegas de promover o estreitamento de relações entre os engenheiros através de atividades culturais e outras, considerando-se que a criação de um coro seria um veículo por excelência de aproximação e desenvolvimento das relações sociais. Nasceu em 5 de maio de 2017. Foi então criada a CHORUS INGENIUM - Associação Cultural dos Engenheiros da Região Centro, associação sem fins lucrativos que inclui o Coro da Região Centro da Ordem dos Engenheiros.

O coro atuou pela primeira vez em 3 junho de 2017, no Encontro Regional do Engenheiro que se    realizou na Guarda. Após a sua estreia efetuou mais três espetáculos, dois dos quais em parceria com a Orquestra dos Antigos Tunos da Universidade de Coimbra e com o Cantemus - Coro Juvenil do Município de Cantanhede. É atualmente dirigido pelo maestro Augusto Mesquita, reputado Maestro de projeção internacional, que dirige várias orquestras e coros em Portugal.

"Ars Musica” é um coro misto fundado a 3 de Março de 1984 com o objetivo de fomentar o gosto pela boa música. É neste momento constituído por 20 elementos.

Apresenta-se regularmente em concerto por todo o país e no estrangeiro (Alemanha, França, Itália, Rep. Checa), tendo gravado uma cassete e três CDs. Destaca-se, pela sua relevância,  que em 23 de junho de 1994 participou na estreia mundial da peça coral sinfónica "Trilogia da Descoberta" da autoria do seu maestro Carlos Santos Silva, no cinema Tivoli em Lisboa. Em 10 de outubro de 1996 participou na sua segunda audição integral em Lisboa no CCB. Desde a sua fundação participa nas celebrações do dia de Santa Cecília, organizadas por vários coros da região de Lisboa e nos ciclos de concertos de Natal em Almada. O Grupo Coral "Ars Musica” foi fundado e é dirigido por Carlos Santos Silva.