Delegação Distrital de Santarém marca presença na 54ª Feira Nacional da Agricultura

10 de Julho de 2017 | Engenharia Agronómica

A 54ª Feira Nacional de Agricultura / 64ª Feira do Ribatejo, evento que teve início no passado dia 10 de junho e cuja temática foram "Os Cereais de Portugal”, encerrou portas no dia 18 de junho, onde a Delegação Distrital de Santarém marcou presença com um balanço muito positivo.

Naquela que é considerada a maior feira agrícola do país, estiveram representadas as principais empresas nacionais a apresentar as novidades do setor rural e agrícola, com especial destaque para a zona de maquinaria agrícola, a mostra de agropecuária, artesanato e gastronomia, o mundo do espetáculo e da promoção dos valores tradicionais, com as típicas largadas de toiros, desfiles e provas de campinos, atividades equestres, música popular e tradicional.

Com um aumento da área de exposição, o stand da Ordem dos Engenheiros, teve, no presente ano, um local de destaque no átrio de entrada da feira, e promoveu alguns produtos da região de Santarém: mel, azeite, queijo, vinho e pedra decorativa.
Quem passou pelo stand pôde obter esclarecimentos quanto à realização de estágios, condições de candidatura à Ordem, entre outros aspetos inerentes à atividade desta associação profissional. Muitos engenheiros fizeram questão de visitar o nosso stand como manifestação do interesse e consideração que nutrem por esta associação.

Esta edição foi inaugurada pelo Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos, e contou com outras presenças do panorama político nacional, como o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, o Secretário de Estado da Agricultura e Alimentação, Luís Medeiros Vieira, o Secretário de Estado das Florestas e Desenvolvimento Rural, Amândio Torres, o Secretário de Estado Adjunto e do Comércio, Paulo Ferreira, o Secretário Regional dos Açores, João Pontes e, o Secretário Regional de Agricultura e Pescas da Madeira, Humberto Vasconcelos.

O certame também foi palco da visita de líderes partidários como Pedro Passos Coelho (PSD), Assunção Cristas (CDS/PP) ou Catarina Martins (BE). Os Eurodeputados Nuno Melo, Sofia Ribeiro e Cláudia Aguiar, uma delegação do PCP, a Comissão de Agricultura e Mar, o Secretário Geral da UGT, Carlos Silva, e o Presidente do CES, António Correia de Campos também marcaram presença no certame.

As grandes questões relativas à agricultura nacional e internacional estiveram em discussão através de um conjunto de 30 seminários e colóquios técnicos, denominados "Conversas de Agricultura”, que reuniram no mesmo espaço profissionais e oradores de prestígio nacional e internacional, destacando-se a Conferência Internacional "Agricultura Mediterrânica na PAC Pós 2020”, as "Consequências do Brexit no Orçamento da União Europeia” ou a "Contabilidade e Gestão na Atividade Agrícola”. Cerca de 6.000 pessoas assistiram aos seminários, encontros e reuniões durante os nove dias de feira.

Paralelamente à FNA o público também pode visitar a Fersant – Feira Empresarial da Região de Santarém, promovida pelo Nersant – Associação Empresarial da Região de Santarém, uma iniciativa que visa promover uma rede de contactos com o tecido empresarial da região.

A Delegação Distrital de Santarém agradece a colaboração e apoio do CNEMA, pelo local de destaque do stand da Ordem dos Engenheiros presente na 54ª Feira Nacional de Agricultura / 64ª Feira do Ribatejo, e às empresas que se associaram à sua presença neste evento, aproveitando para promover os produtos da região de Santarém, nomeadamente: à Genearca – Associação Técnica de Apicultura, MOCAPOR Comércio e Industria de Mármores Lda, à queijaria Queijo da Quinta, aos Vinhos Minoc e azeite Quinta do Juncal.