Edifícios Inteligentes – O Futuro é Hoje!

26 de Setembro de 2023 | Geral

Introdução:

A adoção de sistemas de gestão de energia inteligentes, que permitem um crescente controlo das cargas, o armazenamento e a produção, passarão a fazer parte das nossas casas e do nosso dia-a-dia, tornando-os cada vez mais parte da solução para uma transição energética consistente e eficaz. Por esse motivo, é fundamental garantir uma participação ativa de todos os atores do sistema elétrico, designadamente os consumidores que começam a ter um papel cada vez mais importante na gestão dinâmica das redes de energia elétrica.

É com este enquadramento que importa desenvolver qualificações e habilitações sobre esta temática! Hoje em dia, o desenvolvimento de edifícios deve responder às novas exigências de gestão cada vez mais eficiente e eficaz dos seus recursos, designadamente a energia.

Foi com este intuito que o Colégio de Engenharia Eletrotécnica da Região Centro da Ordem dos Engenheiros, estabeleceu um protocolo com a ATEC, Academia de Formação que se dedica ao desenvolvimento de cursos de formação profissional para jovens e adultos e ao desenvolvimento de soluções de formação contínua para profissionais e empresas, para trazermos para o seio da Região Centro da Ordem dos Engenheiros o desenvolvimento de competências nesta temática.

O programa iniciou-se no passado dia 20 de setembro com um Workshop sobre edifícios inteligentes e irá ainda contemplar uma visita técnica e uma formação em domótica com Certificação Internacional KNX Partner.

Dia 21 de outubro de 2023 - Visita ao edifício dos serviços centrais da SONAE, em Matosinhos, certificado com a tecnologia KNX

Nota: O número de participantes na visita é limitada, sendo a mesma de inscrição obrigatória no SiGOE (até 18 de outubro), com um custo de 20€ (inclui almoço). O transporte até ao edifício a visitar não está incluído, devendo ser assegurado pelos participantes.

Hora da Visita: Horário a anunciar.

De 10 a 28 de outubro - Formação em domótica inicial – Certificação Internacional KNX Partner
(Últimos lugares disponíveis)

A certificação em domótica inicial permite obter conhecimentos sólidos para promover, projetar, construir, modificar e aumentar uma instalação elétrica de um edifício de qualquer dimensão, baseada em tecnologia KNX. O curso confere a Certificação Internacional KNX Partner, com a aprovação no exame final.

Formato do Curso:
Formação híbrida (Componente digital síncrona e componente presencial)

• Sessões digitais síncronas (19:30 -22:30): durante a semana
  • Sessões presenciais (09:00 -18:00): ao sábado

Duração: 40 horas

Calendarização:

• 10 a 28 Outubro 2023 - Sessões digitais síncronas: 10, 12, 17, 19 e 25 outubro (sessão de 19/10 de 4 hrs.)
  • Sessões presenciais: 14, 21 e 28 outubro

Metodologia: Metodologia Ativa com a explicação dos conceitos teóricos e a sua aplicação prática em situações reais do quotidiano profissional

Local: Sede da Ordem dos Engenheiros da Região Centro - Coimbra

Preços de inscrição:

• Membros: 400 €;
  • Não membros: 1200 €;
  • Membros estudantes: 350 €.
    Número máximo de inscrições: 10*

Pré-inscrições através do SiGOE até 29 de setembro de 2023, complementada com o envio de CV para solange@centro.oep.pt.

* Tratando-se de um curso com certificação internacional, a inscrição está limitada a 10 formandos. Será feita uma seleção dos pré-inscritos, com base no Curriculum Vitae, sendo dada prioridade aos membros inscritos na Região Centro.
** O participante deverá possuir computador para a realização da componente prática da certificação com os seguintes requisitos mínimos:

• CPU: min. 2GHz
  • Memória: min. 4GB
  • Armazenamento: min. 20GB
  • Resolução: min. 1024 x 768
  • Sistema operativo: Windows 10 (x32/x64) versão profissional ou enterprise
  • Por questões de compatibilidade não é recomendado a utilização do Microsoft Surface Pro X

Oferta de licença KNX ETS Lite, no valor de 200€, que permite programar pequenos projetos até 20 dispositivos. Após a obtenção da Certificação Internacional, o upgrade da licença, para a versão integral, apresentará um desconto do valor referido anteriormente.

Notas relativas à inscrição:

• Para beneficiar do preço de membro, a fatura relativa à inscrição terá que ser emitida em nome individual. Caso pretenda a emissão da fatura em nome de empresa, não poderá beneficiar do valor reduzido de inscrição.
  • Para as inscrições de membro com emissão de faturas em nome de pessoas coletivas, caso seja selecionado, deverá ser enviado previamente um email para: dina@centro.oep.pt a solicitar a inscrição com o número de membro e todos os dados da Empresa.
  • O número de inscrições é limitado. Os membros inscritos na Região Centro têm prioridade de inscrição. As inscrições só são efetivamente contabilizadas após o pagamento das mesmas. Os preços de inscrição de membro aplicam-se para as inscrições em nome individual. Às Inscrições com emissão de faturas em nome de pessoas coletivas, é aplicado o preço de não membro.