Encontro inédito reúne Membros Conselheiros da Região Sul

07 de Novembro de 2014 |

Na sequência da criação do Conselho Consultivo de Membros Conselheiros da Região Sul, por deliberação do Conselho Diretivo desta Região, realizou-se, no passado dia 5 de novembro, a 1ª reunião deste Conselho, que reuniu cerca de cinquenta membros conselheiros no auditório da Sede, em Lisboa.

O Presidente do Conselho Diretivo da Região Sul, Eng. Carlos Mineiro Aires apresentou as motivações que estiveram na génese da proposta de criação deste Conselho, nomeadamente o facto do prestígio, do conhecimento e da experiência dos membros Conselheiros e dos anteriores Bastonários não serem sistematicamente aproveitados em prol da associação, tendo ainda referido que o papel estratégico da Ordem na sociedade e no desenvolvimento do país, e outros assuntos conexos, raramente serem debatidos internamente, num contexto em que as Ordens profissionais, em geral, e também a dos engenheiros, que se encontram a atravessar um momento "especial”, tendo ainda focado aspetos que os membros amiúde referem, tais como os problemas com que os engenheiros se debatem, a baixa perceção que a sociedade tem da importância e imprescindibilidade da profissão, o "apagamento” dos engenheiros, a questão da pouca visibilidade e diminuta intervenção pública da Ordem dos Engenheiros, etc..

Seguiu-se um momento de debate onde usaram da palavra vários membros presentes, cujas intervenções que foram pautadas pela oportunidade e elevação, constituindo apontamentos a ter em conta num quadro de reavaliação do posicionamento e da atuação da Ordem dos Engenheiros, no sentido de a tornar mais participada, dinâmica, interventiva, disponível e aberta ao exterior.