Engenheiros visitam a Refinaria de Sines da Galp Energia

19 de Setembro de 2013 | Geral

O Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia Química e Biológica organizou uma Visita Técnica à Refinaria de Sines da Galp Energia, no passado dia 17 de setembro, que contou com uma enorme adesão por parte dos membros da Ordem.

A visita, na qual participaram 37 membros da Região Sul da Ordem dos Engenheiros, teve início no Auditório da Galp Energia, com uma apresentação pormenorizada da Refinaria e dos sucessivos investimentos realizados, bem como dos produtos que ali se produzem.

A construção das unidades da refinaria de Sines fez parte de um projeto global de conversão das refinarias da Galp Energia, que pretendeu adaptar o seu aparelho refinador às novas tendências de procura nos mercados de combustíveis e de matérias-primas, e reforçar a viabilidade económica da exploração. Com a implementação deste projeto, a Refinaria de Sines passa a contar com três novas unidades estratégicas: uma desisobutanizadora (purificação de isobutano para produção de gasolina), um steam reformer (para produção de hidrogénio) e um complexo de hydrocracking (que inclui as unidades acessórias de tratamento de aminas, fracionamento de GPL, tratamento de águas ácidas e recuperação de enxofre), passando estas a constituir a nova área de hydrocracking.

Com este investimento, a Galp Energia é agora capaz de produzir todo o gasóleo que o país necessita, tornando-se exportador líquido de um produto que até agora importava, com reflexos positivos ao nível da balança de pagamentos nacional.

Depois da apresentação detalhada acerca da refinaria houve ainda espaço para esclarecimento de dúvidas e curiosidades dos participantes tendo-se seguido a visita, em autocarro, às instalações da refinaria. Após a visita, os participantes dirigiram-se para uma sala de refeições na qual a Galp Energia serviu, gentilmente, um delicioso almoço.

A satisfação com o sucesso da visita era opinião generalizada entre os participantes, e isso mesmo foi transmitido com agradecimentos aos responsáveis da refinaria que tinham recebido e acompanhado a visita.

O regresso à Sede da Região Sul dos Engenheiros fez-se depois do almoço.