fechar
Acessibilidade (0)
A A A

Escolha o idioma

pt
atualidade_2488341014fa3f4a8ab7a2.jpg

Ética, Ciência e Sociedade: Desafios da BioPolítica

Simpósio Internacional

26 de Outubro de 2017 | Geral


É com prazer que a Região Açores da Ordem dos Engenheiros (RAOE) informa que se associou à organização do primeiro Simpósio Internacional subordinado ao tema " Ética, Ciência e Sociedade: Desafios da BioPolítica" encontro a realizar em Ponta Delgada, no próximo dia 24 de novembro (manhã e tarde) que decorre do Projeto " BioEthics, Science and Society: Challenges for BioPolitics " patrocinado pela Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento, FLAD. 


Trata-se de um projeto de investigação académica, de divulgação cientifica e de responsabilização sociopolítica, que visa aprofundar o impacto da reflexão bioética na elaboração das políticas públicas, nacionais e internacionais, relativas à gestão dos novos poderes decorrentes dos progressos biotecnológicos. 


Tem igualmente o intuito de identificar e caracterizar, os principais temas da biopolítica e de promover o estabelecimento de consensos que possam vir a traduzir-se em recomendações legislativas ( soft law). 


Neste âmbito, este primeiro simpósio dedica a manhã a intervenções no âmbito da temática do evento e, à tarde, contemplará a realização de 3 seminários em simultâneo, um dos quais sobre " Ambiente ( biodiversidade e energias renováveis) ". Este seminário em particular, conta com a orientação do Prof. Doutor Viriato Soromenho-Marques, Professor Catedrático, especialista em Filosofia da Natureza e do Ambiente, Membro do Conselho Nacional do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável ( CNADS), tendo já sido coordenador cientifico do Programa Gulbenkian Ambiente ( 2017-2011) e membro do High Level Group on Energy and Climate Change do Presidente da Comissão Europeia ( 2007 -2010). 


Se o tema despertou o seu interesse, e se gostaria de conhecer outros detalhes sobre este interessante acontecimento, sugere-se que prossiga a sua leitura através da visita ao site oficial do simpósio : http://www.bio-ess-politics.com/en/ 


Parceiros Institucionais