fechar
Acessibilidade (0)
A A A

Escolha o idioma

pt
atualidade_2488341014fa3f4a8ab7a2.jpg

Falecimento do Engenheiro Pedro Pereira Coutinho Teixeira Duarte

02 de Novembro de 2023 | Geral



A Ordem dos Engenheiros – Região Sul recebe com pesar a notícia do falecimento do Engenheiro Pedro Teixeira Duarte (105 anos), Membro Sénior, Especialista em Geotecnia, título outorgado pela Ordem dos Engenheiros, foi ainda membro fundador da Academia da Engenharia. 

Pedro Pereira Coutinho Teixeira Duarte foi um empresário de espírito empreendedor, filho do Engenheiro Ricardo Esquível Teixeira Duarte, 6º Bastonário da Ordem dos Engenheiros e responsável pelo inicio da atividade da Teixeira Duarte, em 1921.

Licenciou-se em Engenharia Civil, pelo Instituto Superior Técnico em 1946, tendo integrado esta Associação Profissional em 1950. Em 2022 foi homenageado pelo Conselho Diretivo da Região Sul, durante as comemorações do Dia Regional do Engenheiro.

Pedro Teixeira Duarte teve intervenção direta em centenas de projetos e obras, tendo dado contributo especialmente relevante para a Engenharia Portuguesa com a sua atuação em inúmeras obras geotécnicas com tecnologias originais ou pela primeira vez utilizadas em Portugal.

O Conselho Diretivo da Região Sul manifesta o seu profundo pesar pela perda deste seu distinto membro e apresenta as mais sinceras condolências à família, agradecendo e prestando a justa homenagem pelo percurso e legado extraordinários para a Engenharia. 

Parceiros Institucionais