Garantia da Qualidade em discussão na OERS

13 de Janeiro de 2024 |

O CRC de Engenharia de Materiais promoveu a conferência "Acreditação/Certificação – Garantia da Qualidade na Indústria / Produtos – Importância para a Sociedade” no dia 11 de janeiro, na Ordem dos Engenheiros.

Nesta sessão, Leopoldo Cortez, Presidente do Conselho Diretivo do Instituto Português de Acreditação, debruçou-se sobre as vantagens da atividade de Acreditação na sociedade, nomeadamente a possibilidade da avaliação e reconhecimento da competência técnica de entidades para efetuarem atividades específicas de avaliação da conformidade em diversos setores chave da sociedade.
Armando Lopes, Diretor de Certificação da Certif, elucidou que a certificação de produto permite assegurar que um determinado produto fabricado cumpre os padrões de qualidade, rigor, segurança e fiabilidade, transmitindo confiança ao utilizador final, sendo um dos fatores chave na perceção de garantia de qualidade para a sociedade.
Fernando Leite e Nuno Leite, Assessores técnicos da Administração da AlfaTubo, partilharam otestemunho desta empresa, que possui produtos certificados, o que permitiu assegurar a colocação dos mesmos em mercados mais competitivos. A Alfatubo apresentou ainda novos produtos em estudo, para aplicações em novas áreas e mercados, nomeadamente em tubagens para futuras rede de distribuição de hidrogénio, assegurando um contributo fundamental na descarbonização da economia nacional.
António Carias de Sousa, Presidente do Conselho Diretivo da Região Sul, encerrou a sessão enaltecendo a pertinência desta conferência, que de resto permitiu clarificar a diferença entre acreditação e certificação e perceber a importância de ambas nas mais diversas áreas.

Assista à gravação da sessão: