fechar
Acessibilidade (0)
A A A

Escolha o idioma

pt
atualidade_2488341014fa3f4a8ab7a2.jpg

Lisboa acolhe o 4.º Congresso de Engenheiros de Língua Portuguesa, entre os dias 27 e 28 de novembro, com o tema “Interconectividades: Engenharia, Inovação e Sustentabilidade”

27 de Novembro de 2023 |





"É a Engenharia que nos une. Portugal tem e terá sempre as portas abertas”, referiu o Bastonário da Ordem dos Engenheiros, Fernando de Almeida Santos, na Cerimónia de Abertura do 4.º Congresso de Engenheiros de Língua Portuguesa, que teve início hoje, no Centro de Congressos de Lisboa. Na Cerimónia de Abertura marcou também presença Joel Krüger, Presidente do recém-criado Conselho Internacional de Engenheiros de Língua Portuguesa (CIELP), cuja constituição e assinatura formal irá ser realizada durante o Congresso. 

Partilhamos alguns momentos deste primeiro dia de Congresso, onde existiram as seguintes intervenções:
  • Palestra Convidada "Infraestruturas Resilientes para um Mundo Mais Sustentável” apresentada pelo Presidente da WFEO (2021-2023), José Vieira, onde abordou a relação de eventos adversos e infraestruturas resilientes, a influência da Engenharia no crescimento económico e qualidade de vida, assim como os desafios da Agenda 2030 da ONU a este nível. 
  • Conferência "Desafios e Oportunidades: Energia, Indústria e Desenvolvimento Sustentável” conduzida pelo Professor Catedrático do Instituto Superior Técnico, Paulo Ferrão, que analisou o impacto da Engenharia na mudança do mundo e o seu impacto a nível social e na própria economia. 
  • Painel "Prioridades para a Cooperação Multilateral” moderado pelo Vice-Presidente da PROFORUM, Ilídio Serôdio, tendo como oradores: 
Fernanda Rodrigues, Secretária de Estado da Habitação
Santos Noronha, Secretário de Estado da Eletricidade, Água e Saneamento de Timor-Leste
João Luís Traça, Presidente da Câmara de Comércio e Indústria Portugal-Angola (CCIPA)
João Santos Pinto, Câmara de Comércio e Indústria Luso-Brasileira (CCILB)
Fernando Carvalho, Assessor do Conselho de Administração da AICEP 
Miguel Jorge de Campos Cruz, Presidente das Infraestruturas de Portugal

No período da tarde, o painel "Ambiente e Sustentabilidade”, foi coordenado pelo Grupo Brisa e contou com os seguintes oradores:

Moderação: João Portela (Brisa Autoestradas)
Ricardo Tiago (IMT)
Francisco de Assis Bulhões (Grupo Monte Rodovias)
Mário Rui Couto (Mota-Engil SGPS)

Vasco Pereira, Coordenador do Colégio de Informática da Região Centro apresentou ainda a APP EPM "Engenheiros Pelo Mundo", desenvolvida em parceria pela Universidade de Coimbra e pela Ordem dos Engenheiros Região Centro.

Por último, decorreu ainda um painel "Energia e Clima”, coordenado por EDP, que contou com a presença de: 

Moderação: Ana Paula Moreira (EDP)
Vasco Dinis (DrillGo)
Rodrigo Oliveira (Instituto Superior Técnico)
Filipe Duarte (EDP)

Amanhã existirão mais sessões e partilha de conhecimento e experiências entre todos. Em destaque estará a realização de uma mesa redonda com o tema "Qualificações e Competências de Engenheiros” que reunirá os representantes de várias Associações Profissionais de Engenharia dos países de Língua Portuguesa. 

Parceiros Institucionais