Lisboa volta a ser palco do 8º Dia Regional Sul do Engenheiro

15 de Maio de 2018 | Geral

A capital portuguesa acolheu, pela segunda vez, as comemorações do Dia Regional Sul do Engenheiro, um evento pautado por uma série de atividades institucionais, culturais, desportivas e lúdicas, distribuídas ao longo de dois dias.

O pontapé de saída da efeméride deu-se, às 11 horas de sábado (12 de maio), com a Sessão de Cumprimentos na Sala do Arquivo dos Paços do Concelho da Câmara Municipal de Lisboa, pelo Vereador João Paulo Saraiva. Marcou presença na cerimónia o Presidente em Exercício do Conselho Diretivo da Região Sul, Eng.º Jorge Grade Mendes, bem como vários outros dirigentes e membros eleitos a nível regional.

A par desta atividade, decorriam outras quatro, dirigidas aos membros e respetivos familiares, a saber: visitas guiadas ao Oceanário de Lisboa, à Cidade do Futebol e ao Antigo Sistema de Abastecimento de Águas de Lisboa e circuito turístico no Hippotrip.

Na tarde desse mesmo dia, os engenheiros e seus familiares, amigos e convidados reuniram-se no Auditório da Fundação Champalimaud para uma Sessão Solene, que ficou marcada pela atuação do Coro da Região Sul, pela homenagem ao Eng.º João Bártolo, pela entrega dos Prémios Inovação Jovem Engenheiro 2017 e por uma Mesa Redonda moderada pelo Eng. João Appleton, alusiva a um tema muito atual, a 'Reabilitação Urbana e a Questão Ambiental'. As intervenções institucionais na cerimónia ficaram a cargo do Presidente em Exercício do Conselho Diretivo da Região Sul, Eng.º Jorge Grade Mendes, e do Bastonário da Ordem dos Engenheiros, Eng.º Carlos Mineiro Aires.

A Região Sul, que alberga mais de metade dos membros da Ordem a nível nacional, terminou as celebrações do Dia Regional do Engenheiro no Palácio de Xabregas, espaço histórico que abriu as suas portas para um jantar abrilhantado com vários momentos musicais.

No domingo, e à semelhança dos anos anteriores, foi a vez do golfe e do karting assumirem o papel de protagonistas do dia. A Quinta do Peru, em Azeitão, acolheu o torneio e a clínica de golfe, promovidos pelo Clube de Golfe dos Engenheiros e que contou com cerca de 70 participantes. O convívio de karting, fruto de uma iniciativa conjunta com o Núcleo de Karting da Ordem dos Engenheiros, deu-se no Kartódromo Internacional de Palmela, cuja pista de corrida foi pequena para as cinco dezenas de participantes que quiseram competir nas provas de iniciados e avançados.

Fotos do evento: