Membros da Delegação Distrital de Faro de visita às Minas de Sal Gema

04 de Março de 2024 | Geral, Engenharia Geológica e de Minas

A Delegação Distrital de Faro da Ordem dos Engenheiros, com o apoio do Conselho Diretivo da Região Sul, promoveu no dia 23 de fevereiro, uma Visita Técnica às Minas de Sal Gema de Loulé, situada em Campina de Cima, que mais uma vez registou uma forte adesão dos membros, registando a participação de 38 pessoas, entre membros e acompanhantes.

Durante a visita, o Eng. Alexandre Andrade e o geólogo Renato explicaram como a bolsa de Sal-Gema, situada a 230 metros de profundidade, se formou há 230 milhões de anos, e a evolução dos processos de exploração. O produto extraído desta mina é principalmente comercializado para degelo de rodovias, todavia, nos últimos anos a TechSalt reconverteu-a para fins turísticos.

Atualmente, as galerias albergam exposições de pintura permanentes e temporárias, para além de um espaço dedicado a Santa Bárbara, a Padroeira dos Mineiros e de Outras Artes, coleção do Engenheiro e Professor Fernando de Mello Mendes.

Consulte mais fotografias aqui