Mensagem do Bastonário da Ordem dos Engenheiros | Cessação do Mandato

24 de Março de 2022 | Geral

Caras e Caros Colegas,

Com a tomada de posse dos novos órgãos sociais da Ordem dos Engenheiros, que terá lugar a partir do dia 25 de março, cessarei no dia 31 de março o meu segundo e último mandato de Bastonário da Ordem dos Engenheiros.

Tive, assim, a honra de presidir durante seis anos a esta prestigiada Ordem Profissional e de servir Portugal e os portugueses, enquanto os destinatários dos serviços, oportunidade única para um engenheiro, o que, confesso, devo agradecer à vida.

Sempre procurei fazer o que melhor sei e sou capaz, sem regatear o meu empenho e permanente disponibilidade, procurando pautar a minha atuação por padrões éticos e respeito institucional, zelando pela imagem pública da Ordem e sem nunca abandonar a minha convicção de que em assuntos de interesse nacional a Engenharia portuguesa deve ser ouvida e escutada.

Apesar do impacto que a pandemia teve no País, o que coincidiu praticamente com o meu segundo mandato e que também acabou por prejudicar a nossa atuação, devo salientar que a atividade da Engenharia nunca foi interrompida, garantindo emprego e gerando riqueza, e que a nossa vida associativa até ganhou uma nova dinâmica e maior abrangência com o recurso a meios digitais.

Estou certo de que o País sempre reconhecerá o papel crucial e imprescindível que os engenheiros desempenham, enquanto garante dos serviços fundamentais, motores da economia e do crescimento, com atuações pautadas por princípios éticos, não discriminatórios e com responsabilidade social.

É, pois, com boas recordações que cesso as funções de Bastonário, mas poderão contar sempre comigo.

Carlos Mineiro Aires
Bastonário