fechar
Acessibilidade (0)
A A A

Escolha o idioma

pt
atualidade_2488341014fa3f4a8ab7a2.jpg

O 4.º Congresso de Engenheiros de Língua Portuguesa terminou hoje, em Lisboa, refletindo a importância da cooperação entre as Associações Profissionais de Engenharia de Língua Portuguesa

28 de Novembro de 2023 |






Terminou hoje, no Centro de Congressos de Lisboa, o 4.º Congresso de Engenheiros de Língua Portuguesa. O programa deste segundo dia teve início com um painel coordenado pelo Siemens, com o tema "Digitalização e Engenharia 5.0” e que contou com os seguintes oradores: 
Moderação: Nelson Silva (Siemens)
Joaquim Teixeira (E-Redes)
Duarte Martins (Galp)
Cláudia Antunes (Instituto Superior Técnico)
Pedro Fontes (ADP)

Existiu também uma mesa redonda "Qualificações e Competências de Engenheiros” que reuniu os representantes das Associações Profissionais de Engenheiros de Língua Portuguesa, nomeadamente:

Moderação: José Vieira, Presidente da WFEO (2021-2023)
Augusto Paulino de Almeida Neto, Bastonário da Ordem dos Engenheiros de Angola
Alberto Júlio Tsamba, Vice-Presidente da Ordem dos Engenheiros de Moçambique
Chan Kuong In, Membro Sénior da Associação de Engenheiros de Macau
Fernando de Almeida Santos, Bastonário da Ordem dos Engenheiros de Portugal
Carlos Sousa Monteiro, Bastonário da Ordem dos Engenheiros de Cabo Verde
Joel Krüger, Presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia do Brasil (CONFEA)

Durante o Congresso de Engenheiros de Língua Portuguesa, foi salientado que "não há economia sem Engenharia” – desde o seu impacto na saúde pública, ao desenvolvimento sustentável, à mitigação das iniquidades socioecónomicas – constatando-se que o Engenheiro, como protagonista da inovação, deve assumir papéis de liderança, social e política, não somente técnica.

Partilharam-se várias perspectivas sobre os grandes desafios e oportunidades na ligação entre a Engenharia e a economia circular como potenciadores do desenvolvimento sustentável, no papel da cooperação institucional, corporativa e governamental para potenciar a inovação tecnológica, no combate às desigualdades e partilha de conhecimento. 

Foi também assinado o Estatuto do Conselho Internacional de Engenheiros de Língua Portuguesa (CIELP), aprovado por unanimidade na Assembleia Constituinte que foi realizada no dia 26 de novembro de 2023, na sede da Ordem dos Engenheiros, em Lisboa.

Nesta Assembleia foram eleitos os Órgãos Sociais do Conselho Internacional de Engenheiros de Língua Portuguesa (CIELP), tendo sido nomeado como Presidente, Joel Krüger.

Foram ainda definidos os locais dos próximos dois Congressos de Engenheiros de Língua Portuguesa. O próximo congresso será organizado em São Paulo, Brasil. Em 2027 ficou decidido realizar-se em Angola. 

A Cerimónia de Encerramento do Congresso contou com a participação do Bastonário da Ordem dos Engenheiros, Fernando de Almeida Santos, do Presidente do Conselho Internacional de Engenheiros de Língua Portuguesa (CIELP), Joel Krüger, e do Diretor-Geral da Comunidade de Países de Língua Portuguesa, Armindo Brito Fernandes. 

Parceiros Institucionais