OE manifesta a sua posição face à Resolução do Conselho de Ministros n.º 103/2018

Criação do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional

23 de Agosto de 2018 | Geral

A Ordem dos Engenheiros manifestou junto do primeiro-ministro a sua posição face à Resolução do Conselho de Ministros n.º 103/2018, que cria o Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSANP), não integrando a Ordem dos Engenheiros no elenco de entidades participantes.

A Ordem dos Engenheiros declara que tal omissão só se poderá tratar de um erro, passível de correção, uma vez que:

- A especialização em Engenharia Agroalimentar tem assumido, cada vez mais, uma maior relevância na economia e na investigação científica no âmbito dos agroalimentos;

- Só existe Alimentação Adequada, Segurança Alimentar e Nutricional se existirem géneros alimentícios e bebidas resultantes de processos de transformação contemplados pelas Engenharia Química, Engenharia Agronómica e Engenharia Alimentar;

- Os engenheiros e a Engenharia são fundamentais para a investigação e pesquisa científica no âmbito dos agroalimentos, só podendo existir uma visão integrada das matérias relativas à segurança alimentar e nutricional com a intervenção dos profissionais representados por esta Ordem.

Desta forma, a Ordem dos Engenheiros enviou uma carta a Sua Excelência o Primeiro-ministro, que poderá ser lida aqui, demonstrando a sua posição e pedindo a rápida correção desta omissão.