OE participa no I Congresso Nacional da Sociedade Civil

“A vez dos cidadãos”

15 de Novembro de 2013 | Geral

No momento em que se encontra em discussão o futuro de funcionamento da RTP, e mais especificamente o Novo Contrato de Concessão de Serviço Público de TV e Rádio, o ISCTE, em parceria com a produtora Companhia de Ideias e muitas das 120 entidades da sociedade civil com protocolos de parceria com a RTP, de entre as quais a Ordem dos Engenheiros, organiza a 16 de novembro o "I Congresso Nacional da Sociedade Civil – A vez dos cidadãos".

O modelo mais duradouro, heterogéneo e sinergicamente eficaz de organização da sociedade civil é aquele que se encontra em vigor na RTP2, no programa "Sociedade Civil", no qual a Ordem dos Engenheiros tem assento regular. Desta forma, a organização do Congresso acredita ser oportuno ancorar o "I Congresso Nacional da Sociedade Civil – A vez dos cidadãos" neste modelo de organização das entidades parceiras da RTP, centrando o debate neste novo contrato de concessão de serviço público de TV, no papel que a comunicação da sociedade civil pode ter para o desenvolvimento nacional e nos modelos possíveis da participação dos parceiros na RTP2 enquanto "canal da sociedade civil".

O encontro contará com a presença de Miguel Poiares Maduro, Ministro-adjunto e do Desenvolvimento Regional, que presidirá à abertura dos trabalhos, a ter lugar às 9:00 no Auditório J.J. Laginha, no ISCTE.
Durante a manhã decorrerão sessões de grupos de trabalho, subordinados a diferentes áreas: Ordens Profissionais, Ensino e Ciência, Emprego e Empreendedorismo, Cidadania e Minorias, Saúde e Desporto, Família e Solidariedade, Ambiente e Desenvolvimento Rural, e Cultura.

Competirá à Ordem dos Engenheiros, através do seu Bastonário, a coordenação do grupo de trabalho dedicado às Ordens Profissionais, do qual deverá resultar um conjunto de conclusões/sugestões sobre a visão destas organizações sobre as temáticas em debate. A Ordem dos Engenheiros estará, ainda, representada no Congresso pelo Vice-presidente Nacional Carlos Loureiro.

No período da tarde decorrerá um debate em torno do tema "Sociedade civil: valor; organização; comunicação", moderado por Eduardo Correia, Prof. e representante do ISCTE-IUL junto da RTP2, e com a participação dos coordenadores de cada grupo de trabalho.

A sessão de encerramento do I Congresso Nacional da Sociedade Civil terá lugar às 16h45, depois de apresentadas as conclusões.