OE promove “Encontro no Feminino” para partilha de experiências e desafios das mulheres na Engenharia

28 de Novembro de 2023 | Geral

A Ordem dos Engenheiros (OE) promoveu, no passado dia 26 de novembro, o "Encontro no Feminino”, uma iniciativa que visou sensibilizar as engenheiras que desempenham funções a nível nacional para as iniciativas que decorrerão em 2024, no âmbito do Ano OE para a Igualdade de Género na Engenharia.

O programa do encontro incluiu um workshop de pintura cerâmica, seguido de um almoço de confraternização e uma sessão de partilha de experiências e desafios. O objetivo do encontro foi proporcionar um espaço de interação interpessoal e cultural, que permita estreitar relações e preparar o próximo ano, que será dedicado à igualdade de género na Engenharia.

"Acreditamos que a igualdade de género é fundamental para a construção de uma engenharia mais justa e inclusiva”, afirma a Vice-presidente da OE, Lídia Santiago. "Este encontro é uma oportunidade para as mulheres da nossa profissão partilharem as suas experiências e desafios. Dar rostos à Engenharia e construir relações e redes de apoio é fundamental para que juntas possamos prosseguir com o nosso desígnio para 2024.”
O evento foi dirigido a todas as mulheres que exercem Engenharia, independentemente da sua idade, experiência ou área de atuação.

Como grandes conclusões deste encontro ficou a necessidade de construir pontes e redes de apoio que permitam a todos, inclusive os Engenheiros, perceber que o trabalho conjunto e colaborativo, é sempre mais profícuo quando são considerados todos de igual forma.

Reuniões, workshops, iniciativas e projetos, dirigidos desde os mais novos aos mais velhos foram algumas das ideias que reuniram maior consenso, pelo que 2024 será definitivamente um ano de natural reforço do papel das mulheres na Engenharia.

A OE está comprometida com a promoção da igualdade de género na Engenharia e este encontro é apenas mais um passo nessa direção. A Ordem acredita que a diversidade é uma força e que a Engenharia será mais forte com a participação de todas as pessoas, independentemente do seu género.

Veja a Galeria de fotografias >>>