OERS acolheu a Sessão Pública de Partilha de Conhecimento da 20ª Edição do CursoBIM

01 de Fevereiro de 2024 | Geral, Engenharia Civil

Dia 26 de janeiro, o auditório da OERS foi palco da Sessão Pública de Partilha de Conhecimento da 20ª Edição do CursoBIM. Esta sessão, apoiada pelo Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia Civil, em colaboração com o Conselho Diretivo da Região Sul, teve transmissão online e contou com uma significativa adesão, tendo sido acompanhada por mais de uma centena de membros.

Nesta 20ª edição, e no início do ano em que se cumprem 10 anos desde a criação deste CursoBIM, o âmbito da sessão pública final de apresentação dos trabalhos dos formandos foi alargado, e passou a designar-se de "Sessão de Partilha de Conhecimentos", contanto com contributos externos práticos.

A Engª Carla Marchão, Vogal do Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia Civil, realizou a abertura da sessão, desejando as boas-vindas a todos os presentes, e salientou a pertinência da metodologia BIM, especialmente pelas últimas alterações legislativas introduzidas recentemente, nomeadamente, as implicações do Decreto-Lei n.º 10/2024 a partir de 1 de janeiro de 2030, que torna obrigatória a apresentação do projeto de arquitetura de acordo com a metodologia BIM nos processos de licenciamento.

Tomou depois a palavra o Eng. Miguel Azenha, enquanto Coordenador do CursoBIM, que começou por agradecer o apoio institucional da Ordem dos Engenheiros, nomeadamente, da Região Sul e a presença de todos os participantes. Referiu a alteração da dinâmica da sessão e agradeceu a presença dos convidados que se disponibilizam a introduzir uma vertente prática, através dos testemunhos que se propuseram a partilhar.

Seguiu-se a intervenção do Eng. José Carlos Lino, não só enquanto Coordenador do CursoBim, mas também como Presidente da buildingSMART Portugal, que salientou o Momentum BIM que se vive internacionalmente e que começou a ter reflexo em Portugal, não só através das pontes desenvolvidas pela buildingSMART Portugal, mas também devido a uma recetividade que se começou a observar em Portugal e que se está a refletir na legislação e na forma como alguns organismos e empresas começaram a encarar o BIM, ou seja, uma necessidade.

A sessão prosseguiu com a primeira apresentação prática da parte de dois oradores convidados, os Arquitetos Filipe Lima e Sébastien Roux, que ilustraram o seu percurso na criação e expansão de uma empresa de consultoria BIM (a LIMSEN) e realizaram uma reflexão sobre a maturidade BIM nos serviços prestados.

De seguida, decorreram as cinco apresentações dos trabalhos por parte dos formandos, que incluíram vários pequenos casos de estudo, onde puderam ser aplicados e apreendidos os vários processos/tecnologias/formatos colaborativos inerentes às metodologias BIM. Foi possível observar uma elevada qualidade nos trabalhos apresentados, revelando o esforço dos formandos, bem como a crescente maturidade do enquadramento regulamentar BIM e das práticas do mercado.

A componente técnica da sessão terminou com uma explanação do processo de implementação BIM na Infraestruturas de Portugal por parte do Eng. Ricardo Almeida. Entre outros aspetos, foi discutida a importância dos processos de contratação BIM, particularmente na definição de requisitos, para que os benefícios das metodologias BIM possam ser verdadeiramente potenciados. Também foi evidenciada a importância da maturidade BIM nos donos de obra para contribuir para a adoção generalizada de boas práticas de gestão de informação.

No encerramento da sessão, os organizadores da 20ª Edição do CursoBIM, os Engenheiros Miguel Azenha e Carlos Lino, realizaram um balanço desta edição, com os esclarecimentos e agradecimentos finais, destacando depois, a presença da Engª Rita Moura, pioneira do 1º Grupo de trabalho BIM em Portugal, enquanto Presidente da Plataforma Tecnológica Portuguesa de Construção (PTPC).

Na sua qualidade de Vice-Presidente do Conselho Diretivo da Região Sul, a Engª Rita Moura enalteceu a juventude da plateia, referindo ser uma das missões do Conselho Diretivo que integra, a atração de membros mais jovens. Introduziu depois a importância da formação BIM, e a necessidade de haver profissionais especializados nesta área, resultante da procura das principais empresas de construção do nosso país. Destacou, por fim, o tema "BIM" como o "começo para a digitalização integrada", salientando o impacto em termos de eficiência, sustentabilidade e produtividade, na evolução e desenvolvimento da nossa indústria.

Assista à gravação desta sessão aqui