Ordem dos Engenheiros congratula-se com atribuição do Prémio Pessoa 2020 à Engenheira Elvira Fortunato

11 de Março de 2021 | Geral

A Ordem dos Engenheiros (OE) congratula-se com a atribuição do Prémio Pessoa 2020 à Engenheira Elvira Fortunato, tanto mais que esta Associação Profissional foi autora de uma proposta nesse sentido, remetida ao Presidente do júri, em novembro de 2020.

Elvira Fortunato, membro conselheiro da Ordem dos Engenheiros e mandatária da candidatura do atual Bastonário, Carlos Mineiro Aires, à liderança da OE, é a primeira engenheira portuguesa a ser distinguida com este Prémio e a sétima mulher a receber tal distinção em 34 anos de história do Prémio Pessoa, criado em 1987.

"É um momento de grande alegria e prestígio para a Engenharia Portuguesa e é um reconhecimento mais do que merecido, que se junta a muitos outros prémios nacionais e internacionais que a Eng.ª Elvira Fortunato e outros engenheiros portugueses têm vindo a receber. É a prova da capacidade de investigação científica, de inovação e de criação da Engenharia nacional, que tão importante vai ser no futuro do nosso País”, afirma Carlos Mineiro Aires, Bastonário da OE.

Na candidatura apresentada ao Presidente do Júri, a OE sustenta a sua proposta no facto de se tratar de uma "personalidade de relevo na área das Ciências e da Engenharia em Portugal e com elevado reconhecimento internacional, tendo-se destacado, pela relevância das suas descobertas que impactam positivamente nas nossas vidas, nomeadamente durante o corrente ano, como atesta o seu currículo.”

Elvira Fortunato tem sido aclamada em Portugal e internacionalmente pelos avanços realizados na área da eletrónica transparente, sendo o transistor de papel a sua invenção mais mediática.

Na candidatura ao Prémio, a OE destaca, ainda, para além do seu extenso currículo e competência na área científica, o seu papel enquanto "promotora da criação na Europa de uma plataforma associada à eletrónica flexível, usando materiais eco-sustentáveis e fáceis de reciclar, que não inclua o silício, de forma a promover as interfaces e sistemas de comunicação de baixo custo.”

"Por tudo o que antecede, não tenho quaisquer dúvidas em reconhecer que, na linha de todo um percurso científico de excelência, a Professora Elvira Fortunato destacou-se no presente ano como a figura da Ciência e Engenharia em Portugal”, conclui Carlos Mineiro Aires, na carta de candidatura apresentada ao presidente do júri do Prémio Pessoa.

Assista ao vídeo de anúncio do Prémio Pessoa 2020 aqui »»»