Primeiro Curso de Ética e Deontologia Profissional na SRAOE

24 de Abril de 2015 | Geral

A Ética e a Deontologia foram explicadas e debatidas na  Secção Regional dos Açores da Ordem dos Engenheiros ( SRAOE )
no passado dia 17 e 18 de abril.

Ao longo de um dia e meio ( sexta-feira em horário pós-laboral e Sábado das 09H00 às 17H30 ) os participantes tiveram a oportunidade de aprender,  e de aprofundar, temáticas relacionadas com a abrangente  questão da  Ética e da Deontologia Profissional.
Para assegurar este importante momento formativo , a SRAOE teve o prazer de acolher na sua Sede
os três formadores que têm sido responsáveis pela condução deste Curso.

Deu início à sessão, o Sr. Professor José Manuel Moreira, Doutorado em Filosofia e em Economia, que trouxe ao auditório o tema
" Ética e Deontologia Profissional : Novos Desafios e das Novas Oportunidades". Seguiu-se  o Sr.Eng. José Figueiredo Soares, atual provedor de Ética da EDP e Membro da Assembleia de Representantes da Ordem dos Engenheiros, cujo contributo versou sobre a "Sustentabilidade e a Responsabilidade Social". Por último, a encerrar a parte  teórica do Curso, seguiu-se  a intervenção da Sra. Eng. Isabel Policarpo, atual Diretora de Obras Municipais na Câmara Municipal de Torres Vedras,  que procurou esclarecer questões específicas de aplicação do Código Deontológico do Engenheiro.

No final destas sessões, teórica e de análise de casos práticos, os  participantes foram convidados a  aferir aprendizagens através de um teste de avaliação.  Os resultados desta prova serão  oportunamente comunicados, contando a SRAOE vir a ter o privilégio de entregar a todos os jovens Membros , o  respetivo  Certificado de Curso.

Será de relembrar,  que a frequência e aprovação no Curso de Ética e Deontologia Profissional  condição  obrigatória para que  Membros Estagiários passem  a Membros Efetivos da Ordem dos Engenheiros.

Será de salientar que a realização deste Curso foi possível graças ao prestimoso contributo da Região Sul da Ordem dos Engenheiros.