Projeto “Rotas do Bastonário” testemunha Engenharia em Coimbra

09 de Maio de 2024 | Geral

As "Rotas do Bastonário – Engenharia em Movimento” percorreram, nos dias 8 e 9 de maio, o distrito de Coimbra.

Na manhã do dia 8 de maio, uma comitiva liderada pelo Vice-presidente, Jorge Liça, foi recebida na sede do Metro Mondego. Após uma apresentação do sistema e do investimento em curso, realizada por João Marrana, Presidente do Conselho de Administração, foi possível visitar vários pontos da obra.

A infraestrutura conta com 42 quilómetros de extensão, distribuído por duas linhas e quarenta e duas estações, este sistema de metro é em sistema de veículos BRT, ou seja, sem carris e contemplando apenas vias dedicadas à sua circulação.

A maior parte da rede de Metro ficará disponível no final de 2024 e estima-se que seja procurada por 13 milhões de passageiros por ano.

O novo centro tecnológico da Accenture Portugal recebeu, da parte da tarde, a comitiva da Ordem dos Engenheiros, à qual se juntou o Bastonário.

A Accenture é uma empresa multinacional de consultoria de gestão, tecnologia da informação e outsourcing, sendo a maior na área das tecnologias. 73% dos seus colaboradores em Portugal são engenheiros.

Após uma apresentação em sala por Hugo Portela, responsável pelo Centro Tecnológico de Coimbra, foi realizada uma visita pelas instalações.

A comitiva conheceu, assim, o terceiro centro da Accenture em Portugal, aqui 54% dos trabalhadores são mulheres.

Em Portugal mais de 1600 colaboradores da Accenture trabalham nos seus centros de desenvolvimento tecnológico e cerca de metade destes profissionais estão envolvidos em projetos internacionais

Ao final do dia, já na Unidade Local de Saúde de Coimbra, a comitiva da OE foi recebida pelo Presidente do Conselho de Administração, que conduziu uma visita pelo hospital, onde foi possivel observar as áreas onde a engenharia está mais presente.

Na dia seguinte, Jorge Liça, Vice-presidente Nacional da Ordem dos Engenheiros, Isabel Lança, Presidente do Conselho Diretivo da Região Centro, entre outros representantes, estiveram pela manhã na Escola Básica Manuel Silva Gaio, em Coimbra, onde abordaram alunos do 9ºano, numa demonstração de como é que a Engenharia está presente no nosso dia a dia.

Estes alunos participaram na campanha de sensibilização para a profissão de Engenheiro, "Tudo é Engenharia em ti. Engenharia és tu” uma iniciativa da Região Centro da Ordem dos Engenheiros, que consiste em construir, programar e testar pequenos robots. Foi ainda realizado um quizz sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

A Universidade de Coimbra e o Instituto Superior de Engenharia de Coimbra, protagonizaram na tarde do dia 9 de maio um encontro entre a comitiva do Bastonário e os estudantes de engenharia.

Num debate bastante participativo, os jovens universitários apresentaram as suas expetativas sobre a profissão de engenheiro, a procura e oferta do mercado de trabalho foi o tema em destaque, sendo esta uma das maiores preocupações dos estudantes.

Foram apresentadas as mais-valias de pertença à Ordem dos Engenheiros e as múltiplas valências/percursos profissionais possíveis, uma partilha de ideias e conhecimentos que valorizam a engenharia.