Projeto “Rotas do Bastonário” testemunha Engenharia feita no Porto

14 de Março de 2024 | Geral

Decorreu mais uma etapa das "Rotas do Bastonário – Engenharia em Movimento” que, nos dias 12 e 13 de março, levaram até ao distrito do Porto uma comitiva da Ordem dos Engenheiros (OE), liderada pelo seu Bastonário, Fernando de Almeida Santos.

A estação da Galiza, a maior das estações projetadas pelo Metro do Porto, foi a paragem escolhida para o início do primeiro dia. Na companhia de Tiago Braga, Presidente do Metro do Porto, a comitiva visitou assim esta obra, cujo projeto de arquitetura pertence a Souto Moura.

Nessa manhã foi ainda possível conhecer o Parque de Material e Oficinas de Guifões e o Posto de Comando e Controlo do Metro do Porto, a partir do qual se controla a operação de uma rede com cerca de 70 km de extensão.

Da parte da tarde o CEIIA - Engineering and Product Development Centre recebeu a comitiva do Bastonário, a que se juntaram membros da Ordem com interesse em conhecer os produtos e serviços que este Centro Tecnológico desenvolve para diversas indústrias nacionais e estrangeiras.

Após o discurso de boas-vindas de José Rui Felizardo, Presidente Executivo do CEiiA, foram apresentadas as áreas de negócio deste centro, nomeadamente a Aeronáutica, o Espaço, a Mobilidade e Cidades.

O CEiiA foi criado em 1999 e é atualmente um dos maiores investidores em I&D em Portugal.

A Efacec foi o destino seguinte da comitiva da Ordem dos Engenheiros.

Depois de conhecidas as perspetivas e as principais atividades da empresa, a visita centrou-se na fábrica de transformadores, onde foi destacado o "sistema modular para aplicações em transformadores n.º PCT / IB2020 / 052435”, objeto de uma patente internacional, que permite que o mesmo equipamento receba novas funcionalidades ao ritmo das necessidades do cliente com base no conceito de modularidade do sistema.

A Efacec é mundialmente reconhecida como fabricante de referência.

No segundo e último dia das "Rotas do Bastonário – Engenharia em Movimento”, Fernando de Almeida Santos, Bastonário da Ordem dos Engenheiros, Bento Aires, Presidente do Conselho Diretivo da Região Norte, entre outros representantes, estiveram da parte da manhã, na Escola EB2/3 Cego do Maio, na Póvoa de Varzim, onde abordaram uma plateia com cerca de 60 alunos do 9º ano.

"Há engenharia em tudo o que nos rodeia", foram estas as palavras com que o Bastonário da OE iniciou o diálogo com os alunos, demonstrando através de exemplos práticos do dia a dia a presença da engenharia.

Por sua vez Bento Aires, Presidente do CDRN concluiu "Se querem uma profissão onde podem mudar o mundo escolham engenharia”.

Os alunos participaram no programa "Há Engenharia em mim” que tem como objetivo despertar o interesse e a motivação pelas ciências exatas, bem como o desenvolvimento e ampliação de conhecimentos.

Durante a tarde a  Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto-FEUP e o ISEP - Instituto Superior de Engenharia do Porto, foram palco para um encontro entre os estudantes de engenharia e a comitiva do Bastonário.

Numa conversa informal foram debatidas as ambições dos jovens universitários, a importância da profissão de engenheiro na sociedade, bem como as suas expectativas em relação ao mercado de trabalho, ainda houve tempo para serem apresentadas as mais-valias de pertença à Ordem dos Engenheiros e as múltiplas valências/percursos profissionais possíveis, entre outros temas de interesse.

As "Rotas do Bastonário – Engenharia em Movimento” terminaram esta etapa na região do Porto com uma visita à Ferreira Build Power.

A Ferreira Build Power é uma construtora que fornece soluções inovadoras e eficientes que sustentam o dia a dia, apoia as comunidades e permite o crescimento económico.

A construção é a principal competência da Ferreira Build Power a qual engloba na sua área de atuação não só a atividade tradicional de uma construtora mas também todos os serviços associados à gestão da construção, atuando em diversos sectores desde o imobiliário a obras de engenharia civil e infraestruturação.