Região Sul acolheu sessão de apresentação pública dos trabalhos finais da 17ª Edição do CursoBIM

12 de Maio de 2023 | Geral

Decorreu no passado dia 28 de abril, entre as 14h30 e as 19h30, no Auditório da Região Sul da Ordem dos Engenheiros (OE), com transmissão online, a apresentação pública dos trabalhos finais da 17ª Edição do CursoBIM, acolhida pelo Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia Civil.

A sessão teve início com as intervenções do Eng. António Carias de Sousa, Presidente do Conselho Diretivo da Região Sul da OE, que deu as boas-vindas a todos os presentes e referiu a pertinência desta sessão, numa altura em que se prevê que os processos de licenciamento passem a ser apresentados em formato digital nos 308 Municípios portugueses, a partir de 2026.

Seguiu-se a intervenção do Eng. Fernando F.S. Pinho, Coordenador do Conselho Regional Sul de Engenharia Civil, que enalteceu o convite feito pela organização do Curso para que esta apresentação fosse efetuada novamente no âmbito deste Colégio, e fez um enquadramento geral da sessão.

Seguiram-se as intervenções dos Engenheiros Miguel Azenha e José Carlos Lino, que, enquanto Coordenadores do Curso, fizeram uma antevisão da sessão e dos trabalhos em apresentação. Na sequência, tiveram início as diversas apresentações, por cada um dos grupos de formandos, moderadas pelos Coordenadores do Curso.

Os trabalhos apresentados permitiram confirmar a extensão da aprendizagem em contexto prático dos conceitos transmitidos ao longo do curso. Adicionalmente, esta abordagem de "aprendizagem por projeto" está a demonstrar a cada edição a crescente viabilidade da aplicação BIM em Portugal, proporcionada por um conjunto de fatores, dos quais se destacam: (i) a significativa evolução dos documentos normativos nacionais/internacionais; (ii) a maturidade crescente das metodologias openBIM e (iii) a capacidade dos softwares disponíveis no mercado. É também importante assinalar a noção dos formandos de necessidades crescentes do mercado, que transcendem a mera utilização capaz de um ecossistema de software. À entrada no curso tem sido clara a preocupação dos formandos com "metodologias de gestão de informação e colaboração na indústria AECO", o que naturalmente se tem refletido em concretização destes mesmos objetivos nos trabalhos realizados.

O cariz público da apresentação dos trabalhos, auxiliado pela transmissão online e registo em vídeo, permitiu que a sessão final da formação possa ter ramificações e impacto em toda a comunidade, contribuindo para a consciencialização crescente do setor, rumo à adoção generalizada de forma progressiva e sustentada.

A sessão terminou pelas 19h30, com as intervenções finais dos Engenheiros Miguel Azenha, José Carlos Lino e Fernando Pinho.

Reveja os trabalhos da sessão: