Região Sul de visita à OGMA Indústria Aeronáutica de Portugal

18 de Março de 2024 | Engenharia Mecânica

O Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia Mecânica promoveu, no dia 13 de março, uma Visita Técnica às instalações da OGMA – Indústria Aeronáutica de Portugal, situada em Alverca do Ribatejo.

A Visita contou com a participação de quase três dezenas de Membros da Ordem dos Engenheiros, tendo sido recebidos pelo Eng. Nuno Coutinho e pelo Dr. João Santos, tendo o Eng. Nuno Coutinho começado por fazer uma apresentação corporativa sobre os mais de 105 anos de existência da OGMA e sobre alguns marcos importantes ao longo deste longo período.

A OGMA, fundada em 1918, é uma empresa especializada em serviços de MRO para aeronaves, motores de aeronaves, e fabricação de aeroestruturas, onde as parcerias realizadas, a ética demonstrada, e a eficiência e excelência de serviço têm acompanhado a sua evolução nas instalações de Alverca do Ribatejo.

Desde a sua fundação a OGMA tem vindo de uma forma sustentável a fazer parcerias com importantes fabricantes de motores e de aeronaves, laborando na área do fabrico de estruturas e manutenção de estruturas e de motores, obtendo as certificações que lhe permitem operar no mercado e o reconhecimento de competências por diversas entidades. Refira-se a alteração da estrutura acionista realizada em 2005, com a entrada da Embraer com uma participação de 65%, mantendo-se os restantes 35% no Estado Português. Também importante foi a recente parceria desenvolvida em 2020 com a Pratt & Whitney, que permitirá aumentar 400 novos postos de trabalho e triplicar a receita anual.

A OGMA possui certificações para a área do projeto, produção e manutenção, tendo uma receita de mais de 230 milhões de euros/ano e empregando cerca de 1700 colaboradores especializados que trabalham diariamente para exceder as expetativas dos clientes, oferecendo um serviço de qualidade e excelência. Os negócios abrangem a aviação de defesa, a aviação civil, motores, componentes e aeroestruturas, tendo clientes provenientes de diversas partes do mundo.

A visita às instalações foi conduzida pelo Dr. João Santos, e iniciou-se pelo museu da OGMA, continuando pela área de fabrico de aeroestruturas, manutenção de aeronaves militares e manutenção de aeronaves civis.

Veja aqui mais fotografias desta visita.