Resolução da Assembleia da República n.º 98/2018 | Recomenda ao Governo que crie um comité científico agroalimentar

10 de Abril de 2018 | Geral, Engenharia Agronómica, Engenharia Química e Biológica

Teor da carta hoje enviada ao Senhor Presidente da Assembleia da República, com conhecimento ao Gabinete do Senhor Primeiro-Ministro e ao Senhor Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural.

"Tendo a Ordem dos Engenheiros tomado conhecimento da Resolução da Assembleia da República n.º 98/2018, que recomenda ao Governo que crie um comité científico agroalimentar constituído por entidades como a Ordem dos Nutricionistas, a Ordem dos Médicos e academias científicas e institutos vocacionados para a investigação e pesquisa científica no âmbito dos agroalimentos, venho solicitar a V. Exa. que a Ordem dos Engenheiros também integre este elenco de entidades, uma vez que:
  • A especialidade em Engenharia Agroalimentar tem assumido quer no contexto académico, quer no empresarial, uma cada vez mais assumida importância na economia e na  investigação e pesquisa científica no âmbito dos agroalimentos;
  • Neste aspeto, sem prejuízo dos membros de outros Colégios de especialidade desta Ordem cujos profissionais, desde sempre, dedicaram a sua atividade à área agroalimentar, salientam-se, como referência, os Engenheiros Agrónomos, bem como os Engenheiros Químicos;
  • Ter omitido a formação académica  em engenharia e a Ordem dos Engenheiros nesta louvável proposta de criação de um "comité científico agroalimentar”, só pode tratar-se de um erro ou de uma omissão involuntária, passível da devida correção porquanto os engenheiros e a engenharia são fundamentais para a investigação e pesquisa científica no âmbito dos agroalimentos.
Nestes termos, solicito a V. Exa que, face ao atrás exposto, promova a devida correção desta omissão.
Crente no esclarecido critério de V. Exa, subscrevo-me.”