fechar
Acessibilidade (0)
A A A

Escolha o idioma

pt
atualidade_2488341014fa3f4a8ab7a2.jpg

Revista Ingenium N.º 181 - Engenharia Azul

Edição de Julho/Agosto/Setembro já disponível

19 de Julho de 2023 | Geral






"Tem de haver um equilíbrio para que a exploração do mar não prejudique as próximas gerações”

A edição n.º 181 da INGENIUM é dedicada à Engenharia Azul e à importância do desenvolvimento de novos setores e áreas do conhecimento para a concretização da Estratégia Nacional para o Mar 2030. Conhecer os oceanos é a chave para a sua prudente exploração sem colocar em causa o ecossistema marinho e a sua biodiversidade.

Marcelo Rebelo de Sousa, José Bolieiro, Miguel Albuquerque, Marisa Lameiras da Silva, Isabel Botelho Leal, José Carlos Simão e Assunção Cristas, entre outras personalidades, foram convidados a partilhar as suas opiniões sobre os desafios e as oportunidades do Mar para o crescimento sustentável da Economia Azul.

Destaque para a entrevista com José Maria Costa, Secretário de Estado do Mar, que acredita que o mar será um espaço "cada vez mais partilhado”, sendo necessário criar novos modelos de concertação para a sua utilização.

Em Foco está o processo de revisão estatutária que estabelece o regime jurídico da constituição e funcionamento das associações públicas profissionais. Um texto do Bastonário, Fernando de Almeida Santos.

A par das habituais notícias dos Colégios de Especialidade e Especializações de Engenharia e da atualidade nacional e regional da Ordem, mantemos as secções Gestão, Perfil e Visto de Fora.

Fechamos, como habitualmente, com a Crónica do Professor Jorge Buescu.

Descarregue a versão digital aqui.

Boa leitura!

Parceiros Institucionais