fechar
Acessibilidade (0)
A A A

Escolha o idioma

pt
atualidade_2488341014fa3f4a8ab7a2.jpg

Revogação do Regime Excecional de Reabilitação Urbana - Decreto-Lei n.º 53/2014 de 8 de Abril

05 de Novembro de 2018 | Geral




A Ordem dos Engenheiros (OE) teve conhecimento, através da Comunicação Social, que o PAN e o Partido "Os Verdes” entregaram propostas com vista à revogação do Regime Excecional de Reabilitação Urbana criado pelo Decreto-Lei n.º 53/2014, de 8 de Abril.

Como é do conhecimento de todos, a OE tem uma posição inequívoca sobre estas questões, plasmadas em diversos documentos enviados ao Governo e à Assembleia da República, que vão ao encontro das preocupações manifestadas por aqueles partidos, motivo que leva a OE a dirigir-se ao PAN e ao Partido "Os Verdes", com o intuito de manifestar apreço pela iniciativa e disponibilizando o seu conhecimento técnico nas intervenções de reabilitação urbana e noutros eventuais apoios que forem entendidos como necessário.

Devido ao elevado risco de eventos sísmicos no nosso País, e em simultâneo com estas propostas, recorda-se que os Eurocódigos ainda não foram adotados em Portugal, apesar das constantes referências à sua iminente publicação.

Com efeito, conforme tem sido amplamente denunciado por esta Associação Profissional e por reputados especialistas, o parque habitacional do País não está preparado para o impacto de um sismo com intensidade significativa e potencialmente gerador de significativos danos humanos e patrimoniais.

Neste contexto, a OE reitera a sua permanente disponibilidade para contribuir para a adequação legal urgente das exigências técnicas aplicáveis à Reabilitação Urbana.

Parceiros Institucionais