fechar
Acessibilidade (0)
A A A

Escolha o idioma

pt
atualidade_2488341014fa3f4a8ab7a2.jpg

Santarém celebra Dia Distrital do Engenheiro 2017

29 de Junho de 2017 | Geral


A Delegação Distrital de Santarém celebrou, no passado dia 11 de junho, o Dia Distrital do Engenheiro, com mais de meia centena de participantes, cujas comemorações decorreram na cidade de Santarém, capital do Ribatejo, e também na Feira Nacional da Agricultura, que se realizou no CNEMA – Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas, de 10 a 18 de junho.

O evento contou com a presença de vários membros do Conselho Diretivo da Região Sul, com destaque para o Presidente em exercício, Eng.º Jorge Grade Mendes.

As comemorações tiveram inicio com uma receção oficial no Salão Nobre da Câmara Municipal de Santarém, presidida pelo Presidente da autarquia, Dr. Ricardo Gonçalves, seguindo-se as intervenções do Delegado Distrital de Santarém, Eng.º Rui Barreiro, e do Presidente em exercício do Conselho Diretivo da Região Sul, Eng.º Jorge Grade Mendes. No decurso desta receção, a Delegação Distrital de Santarém prestou homenagem a dois Engenheiros do Distrito que, pela sua atividade profissional, contribuíram de forma relevante para a dignificação e prestígio da profissão de engenheiro. 

Os homenageados foram:

O Eng.º António Manso, Licenciado em Agronomia em 1982, possui o título de Especialista em Engenharia Alimentar pela OE e, nesse âmbito integrou durante dois mandatos a respetiva especialização como vogal. Iniciou a sua atividade profissional na Rhone Poulenc como técnico comercial na área da alimentação animal, desempenhou funções na Compal, em Almeirim, durante 5 anos, exercendo as funções de Adjunto da Direção, Chefe do Departamento de Planeamento e Controlo de Produção, Diretor de Produção e Diretor Técnico. No Outono de 1987, ingressou na unidade de transformação e congelação de legumes, em Santarém, com a função de Diretor Industrial da Agrilusa – Agroindústria S.A.. Com a criação da Bonduelle Portugal em 1989, assume, primeiro a Direção Fabril, durante 20 anos e a partir de 2010, é nomeado Administrador Delegado.

O Eng.º Victor Melo, licenciado em Engenharia Civil em 1972, possui o título de Especialista em Planeamento e Ordenamento do Território pela OE. Iniciou a sua atividade profissional no Serviço de Pontes e Estruturas da Junta Autónoma de Estradas de Moçambique e foi autor de vários projetos de pontes e passagens superiores. Entre outros cargos diversos, salienta-se o facto de ter sido Diretor Regional do Ordenamento do Território da área de atuação da Comissão de Coordenação Regional de Lisboa e Vale do Tejo, Assessor da Presidência da Comissão de Coordenação Regional de Lisboa e Vale do Tejo, Assessor Principal do Gabinete de Apoio Técnico de Santarém – Colaborador do Projeto Sistema de Informação Geográfico do Agrupamento de Municípios de Santarém, Coordenador Geral do Projeto "Porto 2001 – Capital Europeia da Cultura” e, Diretor do Gabinete de Apoio Técnico de Santarém.


Após a receção oficial, seguiu-se uma visita guiada pelo Centro Histórico da cidade de Santarém, com paragem junto à Estátua de D. Fernando – O Infante Santo, localizada no Largo Infante Santo, na Praça Sá da Bandeira, na Casa do Brasil, onde está patente a exposição "Santarém Cidade em Crescente” e na Igreja da Graça, também conhecida como Igreja de Santo Agostinho, que se encontra inserida no conjunto do convento dos Eremitas Calçados de Santo Agostinho e é um dos monumentos mais emblemáticos da cidade, constituindo um dos mais importantes exemplares da arte gótica no país. Neste templo, elevado a Monumento Nacional desde 1910, encontra-se sepultado Pedro Álvares de Cabral, descobridor do Brasil.

A visita terminou no Museu Diocesano de Santarém, integrado no complexo arquitetónico da Sé de Santarém, que apresenta um conjunto extraordinário de obras de arte religiosa, raras ou mesmo de todo desconhecidas, que as voltas da História fizeram património de fé do Povo Ribatejano.

As comemorações terminaram com um almoço convívio no CNEMA, tendo os participantes beneficiado de entrada gratuita e tarde livre na 54ª Feira Nacional da Agricultura.

A Delegação Distrital de Santarém agradece a colaboração e apoio do Município de Santarém, por ter proporcionado aos membros da Ordem dos Engenheiros a receção oficial e visita guiada ao centro histórico da cidade, e ao CNEMA, pelo local de destaque do stand da Ordem dos Engenheiros presente na 54ª Feira Nacional de Agricultura / 64ª Feira do Ribatejo. 

Parceiros Institucionais