Santarém promove nova visita à Serra dAire e Candeeiros

02 de Junho de 2014 |

No passado dia 10 de maio, a Delegação Distrital de Santarém da Ordem dos Engenheiros promoveu uma visita guiada à Serra D’Aire e Candeeiros, na sequência de outras visitas já realizadas àquele local.

Esta iniciativa contemplou uma visita ao Dolmen de Alcobertas, no Concelho de Rio Maior, que constitui um monumento megalítico a funcionar atualmente como capela lateral da Igreja de Santa Maria Madalena. Seguiu-se um percurso pedestre de 4,5 Km, em plena serra, entre o Dolmen e a Gruta de Alcobertas, cuja beleza da paisagem ajudou a ultrapassar as dificuldades do percurso, composto, essencialmente, por trilhos de inclinação acentuada, com pedra e vegetação. Repostas as energias, foi realizada uma visita guiada à Gruta de Alcobertas, considerada como uma das mais belas grutas de Portugal e com um elevado interesse arqueológico, na qual alguns dos participantes tiveram a oportunidade de experimentar o rapel (técnica de descida por cordas).

Todos os participantes colaboraram na execução de uma tapeçaria com a orientação da Cooperativa Terra Chã, que irá ficar exposta na sede da Delegação Distrital de Santarém.

A iniciativa, que contou com 41 participantes, terminou com um almoço convívio no restaurante "Terra Chã”, em Chãos, onde foi possível saborear a gastronomia local com uma vista panorâmica privilegiada sobre a Serra D’Aire e Candeeiros.

A Delegação Distrital de Santarém da Ordem dos Engenheiros agradece a disponibilidade e o apoio do Instituto de Conservação da Natureza e Florestas, e da Cooperativa Terra Chã – Desenvolvimento Local, Artesanato e Serviços, C.R.L..