Sessão Debate sobre Estado d Arte dos PDM s de 2ª Geração. Aplicação da Normas Técnicas da DGT

24 de Maio de 2018 | Engenharia Geográfica

Decorreu, no dia 21 de maio, no auditório da sede da Região Sul da OE em Lisboa, uma sessão debate subordinada ao tema "Estado d’Arte dos PDM´s de 2ª Geração. Aplicação da Normas Técnicas da DGT”.

Com esta iniciativa conjunta do Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia Geográfica e da Especialização em Sistemas de Informação Geográfica da Ordem dos Engenheiros (OE), pretendeu-se promover o debate entre os diversos interessados, desde a administração pública ao setor privado, sobre uma temática importante para o país com foco na definição das novas Especificações Técnicas de cartografia e informação geográfica de referência e nas Normas Técnicas sobre o Modelo de Dados para a elaboração do Plano Diretor Municipal.

Para o efeito, a organização concebeu dois painéis. O primeiro foi dedicado: ao valor da Informação Geográfica de Referência para o Estado, para o setor privado e para o cidadão; às Novas Especificações Técnicas; às Politicas de Ordenamento do Território; aos Planos Diretores Municipais (PDM’s) e ao Sistema Nacional de Informação Territorial (SNIT). Contou com a contribuição da Direção Geral do Território (DGT), tendo como oradores o Eng.o Paulo Patrício, diretor de serviços GCIG, e a Eng.a Cristina Garrett, diretora de Serviços DSOT.

O segundo painel, dedicado à aplicação dos normativos, contou com a colaboração do Eng.o Gonçalo Belo, chefe da Divisão do PDM da Câmara Municipal de Lisboa, e da Eng.a Sandra Resende, coordenadora do Gabinete de IG da Câmara de Santa Maria da Feira, que partilharam a sua experiência na implementação das Especificações Técnicas sobre o modelo de dados para a produção ou revisão do Plano Diretor Municipal (PDM) indicando as vantagens, as desvantagens e as dificuldades encontradas, assim como a problemática à volta da cartografia de referência a usar para a homologação do PDMs.

Seguiu-se um período de debate, com grande interesse e muito participativo, congratulando-se a organização com a presença de cerca de 130 participantes, de entre os quais nos honraram com a sua presença o Sr. Eng. Jorge Grade Mendes, Presidente em Exercício do Conselho Diretivo da Região Sul - que efetuou o encerramento da sessão, o Prof. Dr. Mário Caetano, Subdiretor-Geral da DGT, e a Engª. Teresa Sá Pereira, Presidente do Conselho Nacional do Colégio de Engenharia Geográfica da OE.