Sessão Técnica: “Potencialidades de utilização de Informação Geográfica Voluntária”

23 de maio de 2014

07 de Maio de 2014 | Engenharia Geográfica

O Colégio Regional de Engenharia Geográfica está a promover uma sessão técnica sobre as potencialidades de utilização de informação geográfica voluntária, que irá decorrer em Coimbra, nas instalações da sede da Região Centro da Ordem, no próximo dia 23 de maio pelas 18h30.

Data: 23 de maio de 2014

Local: Auditório da Sede Regional da O.E. em Coimbra

Hora: 18h 30m

Titulo: "Potencialidades de utilização de Informação Geográfica Voluntária”

Orador: Prof.ª Doutora Cidália Fonte (*)

Perfil/Empresa/Funções: Eng.ª Geógrafa, Professora Auxiliar no Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências da Universidade de Coimbra

Principais tópicos da Sessão:
A crescente existência de informação geográfica, criada por voluntários e disponibilizada gratuitamente na internet, apresenta um imenso potencial para muitas áreas de aplicação, mas levanta um grande número de outras questões. Pretende-se nesta sessão fazer uma reflexão sobre:

• o que é Informação Geográfica Voluntária;
  • indicar alguns tipos de Informação Geográfica Voluntária disponível em projetos colaborativos (como o OpenStreetMap e o Geo-Wiki);
  • analisar as potencialidades e limitações da Informação Geográfica Voluntária;
  • apresentar alguns aspetos onde são necessários desenvolvimentos que permitam alargar as áreas de utilização deste tipo de informação.

(*) Cidália Fonte: a sua atividade principal é exercida no âmbito da docência no Mestrado em Engenharia Geográfica da FCTUC:

ENTRADA LIVRE!