Tarde de Engenharia: Entidades Inspetoras de Instalações Elétricas - LabSIAM

05 de Abril de 2023 | Geral

A Região da Madeira da Ordem dos Engenheiros, através do Conselho de Colégio Regional de Engenharia Eletrotécnica, realizou, no âmbito do seu Plano de Atividades para 2023, uma Tarde de Engenharia subordinada ao tema Entidades Inspetoras de Instalações Elétricas – LabSIAM.

A iniciativa decorreu no dia 28 de março no auditório da sede regional e foi muito concorrida, esgotando as inscrições disponíveis.

As Entidades Inspetoras de Instalações Elétricas de serviço particular (EIIEL), deram início, em dezembro de 2022, à inspeções a instalações do tipo C alimentadas em Baixa Tensão Especial (BTE). Ao longo do ano de 2023 serão incluídas as restantes instalações elétricas, incluindo UPACs com potência superior a 30 kW.

As inspeções são um novo paradigma das Instalações Elétricas na Região Autónoma da Madeira e um tema essencial para a atividade dos colegas Eletrotécnicos no projeto, execução e exploração de Instalações Elétricas.

Para a divulgação e respetiva discussão, o Colégio de Eletrotecnia da Região Madeira da Ordem dos Engenheiros convidou o LabSIAM – Serviço de Inspeções e Aparelhos de Medida que faz parte da Empresa de Electricidade da Madeira e que está acreditado como EIIEL.

A apresentação esteve a cargo do colega Acácio Quadrado, Diretor Técnico daquela entidade inspetora, coadjuvado pelo responsável pelo Serviço de Inspeções e Aparelhos de Medida, colega Estevão Abreu.

Na iniciativa esteve também presente e de modo muito participativo o colega Fernando Silva, Chefe de Divisão de Energia e Eficiência Energética da DRETT – Direção Regional de Economia e Transportes Terrestres. A DRETT exerce, na Região Autónoma da Madeira, as competências atribuídas no continente português, na área da energia, à DGEG - Direção-Geral de Energia e Geologia.

Foi uma Tarde de Engenharia muito participada, com muita discussão e troca de opiniões entre pares. Os Membros do Colégio manifestaram o seu interesse e disponibilidade para colaborar com a DRETT e as EIIEL de forma a garantir mais qualidade nas instalações elétricas e, dessa forma, valorizar a Engenharia Eletrotécnica.