Tarde de Engenharia: O 5G finalmente explicado

21 de Setembro de 2022 | Geral

A Região Madeira da Ordem dos Engenheiros, através do Conselho Regional de Colégio de Engenharia Eletrotécnica, realizou, no âmbito do seu Plano de Atividades, uma Tarde de Engenharia subordinada ao tema O 5G finalmente explicado.

A iniciativa decorreu no dia 14 de setembro, no auditório da sede regional, e contou com a presença de 40 participantes.

O 5G será implementado ao longo dos próximos cinco a seis anos, trazendo gradualmente capacidades de controlo de dispositivos (sensores/atuadores), serviços interativos mais responsivos e melhor fiabilidade nas comunicações.

Muitas áreas beneficiarão do 5G, como por exemplo, a monitorização da saúde à distância, as aplicações de segurança pública, a utilização de veículos autónomos, as cidades inteligentes e a IoT - Internet das Coisas.

O Conselho Regional de Colégio convidou, para a apresentação, o colega Nelson Melim, diretor da delegação da ANACOM na Madeira, que acompanhou o tema do 5G desde o início e que partilhou o seu conhecimento e experiência connosco.

Foi uma Tarde de Engenharia muito participada, com a de presença de muitos colegas de vários setores de atividade, o que comprovou a importância do 5G como tecnologia transversal, que vai afetar imensas atividades e sistemas de engenharia.

Participaram na iniciativa colegas com diferentes percursos e experiências profissionais, que acompanham e enquadram na profissão muitos membros estudantes e estagiários.

Como tem sido hábito nas Tardes de Engenharia da Região Madeira, foram também discutidos outros assuntos que interessam aos colegas e aos quais o Conselho Regional de Colégio de Engenharia Eletrotécnica dará toda a atenção.