fechar
Acessibilidade (0)
A A A

Escolha o idioma

pt
36e29b6386e191037be86c4ab37c8392.jpg

Biblioteca

 

Pesquisa na Base de Dados da Biblioteca

Contactos:

Biblioteca da Ordem dos Engenheiros – Região Sul
Av.António Augusto de Aguiar, nº 3 D, 1069-030 LISBOA
Tel. 21 313 26 00
Fax: 21 313 26 90
Email: biblioteca@sul.ordemdosengenheiros.pt



Funcionamento:

Poderá efetuar consultas documentais e bibliográficas através do Portal da Ordem dos Engenheiros. Para atendimento presencial recomenda-se a marcação através do correio eletrónico.

A Biblioteca da Ordem dos Engenheiros, é constituída por um património documental acumulado ao longo de vários anos, compreendendo cerca de 30 000 publicações não periódicas, nacionais e estrangeiras, designadamente obras e tratados fundamentais, monografias, regulamentos, etc., e 600 coleções de publicações periódicas, obtidos em regime de compra, permuta e oferta. Da atividade da Biblioteca faz parte a aquisição e permuta de documentos, o seu registo, consulta, empréstimo, conservação e arquivo, mas também a análise, avaliação, indexação e classificação de documentos no âmbito de uma especialidade em dado domínio temático ou setorial, procedimentos que têm de ser feitos utilizando critérios e, essencialmente, terminologias técnicas correspondentes tanto quanto possível às questões postas pelos utilizadores. Na impossibilidade de constituir um património englobando essencialmente obras publicadas pela comunidade científica e técnica internacional, a atividade desenvolvida é orientada no sentido de constituir um "depósito legal" dos documentos editados no nosso país no domínio da engenharia, designadamente livros, revistas, regulamentos, manuais, tratados, etc.


Aquisição de Livros:

As aquisições poderão ser efetuadas em regime de compra, oferta ou permuta. As aquisições de publicações podem ser solicitadas pelos Membros ou por iniciativa da Biblioteca, através de impresso existente na Biblioteca, no qual se justificarão as razões da proposta.


Sistema de Empréstimo:
O empréstimo das publicações só é possível a Membros da Ordem com a situação regularizada e mediante preenchimento de recibo adequado. Não podem ser requisitados: a) os documentos em exposição; b) manuais, tabelas, dicionários, enciclopédias, obras de referências, etc; c) congressos, simpósios, colóquios editados pela Ordem; d) obras raras; e) regulamentos, e especificações quando constituam exemplos únicos; f) publicações periódicas. Será limitado a 30 dias o prazo de empréstimo o qual, no entanto poderá ser interrompido, mediante aviso prévio, nos casos em que a publicação seja solicitada por outro membro. Decorrido esse tempo, a Biblioteca solicita a devolução das obras requisitadas. Não será facultado o empréstimo de nenhuma outra obra se o membro não tiver procedido à devolução das publicações requisitadas. No caso de extravio ou inutilização o responsável deverá proceder à sua imediata substituição.

Parceiros Institucionais