5898a80e56233bb2a3e7d468b7e5cd1e.jpg

Seminário Segurança em Túneis Rodoviários

A Comissão Executiva da Especialização em Engenharia de Segurança (CEEES) e o Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia Civil da Ordem dos Engenheiros promoveram a realização de um Seminário subordinado ao tema "SEGURANÇA EM TÚNEIS RODOVIÁRIOS”, no passado dia 18 de Fevereiro, no Auditório da Sede da Ordem dos Engenheiros, em Lisboa e que teve como oradores três Engenheiros com grande experiência na construção, reabilitação e segurança contra incêndio em túneis.

Entre 1999 e 2001 ocorreram três grandes incêndios nos túneis de Mont Blanc, Tauern e St. Gottard, onde perderam a vida 62 pessoas, alertando a comunidade técnica internacional para as condições de segurança em túneis rodoviários.

À altura destes acidentes, estes três túneis eram consideradas infraestruturas modernas que cumpriam rigorosos requisitos de segurança. No entanto, pela conjugação de vários acontecimentos indesejáveis, estes acidentes acabaram por tomar proporções catastróficas.

Pretendeu-se com este Seminário abordar os principais aspetos a tomar em consideração para controlar o risco de incêndio em túneis rodoviários, realçando a importância que uma exploração eficaz destas infraestruturas tem neste domínio.

Notas Biográficas dos Oradores:

Eng. Nelson Tico
Nelson Tico, Mestre em Engenharia Mecânica (IST), é colaborador da Teixeira Duarte Engenharia e Construções, S.A., onde integra a Direção Central de Instalações Eletromecânicas. No exercício da sua atividade tem vindo a coordenar o desenvolvimento de projetos das instalações eletromecânicas de túneis rodoviários, destacando-se em particular, as instalações do Túnel Baralt, em Caracas, na Venezuela.

Eng. Dirceu Santos
Dirceu Santos é Engenheiro Eletrotécnico (IST) e Mestre em Segurança Contra Incêndios Urbanos (Universidade de Coimbra) com a dissertação de tese "Túneis Rodoviários: Incêndios, Acidente ou Risco. Uma Análise Aplicada à Regulamentação Portuguesa”. Tem vindo a desenvolver a sua atividade profissional na Teixeira Duarte Engenharia e Construções, S.A. integrado na Direção Central de Instalações Eletromecânicas, onde tem estado envolvido na coordenação de projetos de conceção e construção de túneis rodoviários.

Eng. Cândido Costa
Engenheiro Químico, Diretor Técnico da ATIC - Associação Técnica da Industria Cimenteira e responsável pelo Grupo de Trabalho, constituído no foro desta associação, sobre segurança de pavimentos em túneis rodoviários. O Eng. Cândido Costa tem igualmente acompanhado os trabalhos nesta área ao nível da associação europeia Cembureau.